Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Salão de Ideias - Parte 6

 


Na quinta-feira, 28 de agosto, foram realizadas quatro mesas no Salão de Ideias da Bienal do Livro SP, em que foram descutidos os seguintes temas: literatura para as todas as idades e sua produção, o território atual da literatura em língua portuguesa no mundo, a violência na política, na sociedade, na cultura e na arte brasileiras e, por último, uma reflexão sobre a experiência do Brasil em receber a Copa e os desafios para os jogos olímpicos de 2016.

PRIMEIRAS LEITURAS PARA AS TODAS AS IDADES

Ziraldo, Eva Funari e Pedro Bandeira se encontraram para conversar sobre o prazer da leitura e sobre a produção literária brasileira para o público infantojuvenil. Mediação de João Luís Ceccantini, professor de literatura da Unesp de Assis e especialista na obra de Monteiro Lobato.
 

TERRITÓRIO LÍNGUA PORTUGUESA

A literatura de hoje em língua portuguesa na África, na Europa e América Latina é o tema da conversa com os escritores Adbulai Sila, de Guiné-Bissau, a portuguesa Inês Pedrosa e o brasileiro Luiz Ruffato. A mediação é de Susana Ventura, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP.


VIOLÊNCIA COMO HERANÇA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

A violência na política, na sociedade, na cultura e na arte brasileiras é debatida entre três especialistas no assunto: Vladimir Safatle, professor de Filosofia da USP, Jaime Ginzburg, professor de Literatura Brasileira da USP e autor de "Crítica em tempos de violência", e Luiz Eduardo Soares, escritor, dramaturgo e ex-secretário nacional de Segurança Pública. A mediação é do jornalista Paulo Markun.


 

A COPA FORA DE CAMPO

A recente experiência brasileira de abrigar uma Copa do Mundo, e de ser a futura sede dos jogos olímpicos de 2016 é tema para reflexão do jornalista britânico Andrew Jennings, autor de “Um jogo cada vez mais sujo”, Antônio Lassance, pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o jornalista esportivo Juca Kfouri. A mediação é do comentarista da ESPN Paulo Vinicius Coelho.



Assista a todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.