Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O audiovisual e a literatura

Nos dias 23 e 30 de agosto, a Sessão Especial do SescTV une audiovisual e literatura em produções inspiradas nos universos de grandes escritores

SescTV programou uma seleção especial para o mês da Bienal do Livro de São Paulo, como parte da participação do Sesc em São Paulo na programação cultural do evento: entre os destaques estão o documentário "De Corpo Inteiro - Entrevistas", com direção de Nicole Algranti e do curta-metragem de ficção "O Ovo", também de Algranti, ambos sobre a obra e a vida de Clarice Lispector.

Com a última entrevista realizada pela escritora em 1977, ao programa Panorama – Especial Clarice Lispector, produzido pela TV Cultura de São Paulo, "De Corpo Inteiro - Entrevistas"  resgata a Clarice que entrevistou - durante as décadas de 60 e 70 - dezenas de personalidades da cultura brasileira para a Revista Manchete e para o Jornal do Brasil; com direção da sobrinha-neta da escritora, o programa vai ao ar no dia 23 de agosto, às 22 horas.

Na sequência é apresentado o curta-metragem de ficção "O Ovo", também com a direção de Algranti; Com fotografia em preto e branco e narração de Maria Bethânia, o filme destaca o poder que emana da escrita extremamente singular de Clarice Lispector. O curta, com roteiro da própria Clarice Lispector junto a Luiz Carlos Lacerda, realiza uma indagação existencial sobre questões como: O que veio primeiro? O ovo ou a galinha?

No elenco do curta estão nomes como Lucélia Santos, Carla Camurati, Chico Diaz, Louise Cardoso, Karla Martins, Claudio Perotto e Rodney Pereira. 

Também integram a programação dois curtas-metragens sobre o universo literário. O primeiro é a ficção "Olhos de Ressaca", com direção de Petra Costa, que faz referência ao universo de Machado de Assis, ao um casal que divaga sobre a própria história e, em seu rememorar, imagens de arquivo familiar se confundem com imagens do presente. 

Já a ficção "Duelo Antes da Noite", de Alice Furtado, é uma adaptação do conto homônimo de João Gilberto Nöll em que uma garota e um garoto, pré-adolescentes, trilham um longo e difícil caminho até o ponto em que suas vidas mudarão para sempre. São dois jovens em dificuldade com sentimentos recém-descobertos, envoltos por uma atmosfera de ambiguidades e estranheza. O curta foi um dos representantes brasileiros no Festival de Cannes de 2011, na mostra Cinéfondation.
 

Confira a programação:

De Corpo Inteiro - Entrevistas 
Dia 23/08, às 22h
Reapresentações: dia 27/08, à meia-noite
Classificação Indicativa: 10 anos

O Ovo
Dia 23/08, às 23h15
Reapresentações: dia 28/08 às 01h16
Classificação Indicativa: 12 anos

Panorama – Especial Clarice Lispector
Dia 30/08, às 22h
Reapresentações: dia 03/08, à meia-noite
Classificação Indicativa: Livre

Olhos de Ressaca
Dia 30/08, às 22h30.
Reapresentações: dia 03/09, 00h30
Classificação Indicativa: Livre

Duelo Antes da Noite
Dia 30/08, às 22h50.
Reapresentações: dia 03/09, 00:50
Classificação Indicativa: Livre

O SescTV está disponível na OiTV e ao vivo pela internet, em www.sesctv.org.br/aovivo