Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Musical resgata história de uma das mais importantes duplas caipiras

Além de formarem um casal e dividirem o mesmo gosto musical, Francisco e Ana encarnaram uma das principais duplas caipiras do Brasil. Sob a alcunha artística de Cascatinha & Inhana, eles foram a primeira dupla formada por marido e mulher. Esta e outras histórias são apresentadas no espetáculo musical Sabiás do Sertão, da Cia Cênica de São José do Rio Preto, que chega ao Sesc Thermas de Presidente Prudente esta semana.

O espetáculo procura retomar o circo existente em cada um, pois foi no picadeiro que muitas duplas caipiras começaram suas carreiras - como Cascatinha & Inhana que, em sua trajetória, reverenciaram com primazia a cultura raiz, o ser, estar e viver circense.

“A história possui simplicidade e ao mesmo tempo é refinada. Tem comédia, drama, melodrama e traz a história da dupla, dos bastidores do pequeno circo, aquele circo de interior, de onde a música sertaneja nasceu no Brasil”, conta o codiretor do musical, Fagner Rodrigues.

Cascatinha & Inhana foi uma dupla sertaneja formada por Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva, que carregaram esse nome artístico em mais de 30 anos de carreira. Suas músicas mais famosas foram Índia (1952), que os levou ao reconhecimento do público, Meu Primeiro Amor (também de 1952), e Colcha de Retalhos (1959).

Segundo Rodrigues, é uma peça musical de extremo encantamento que ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor espetáculo pelo Festival Internacional de Belo Horizonte.

Sábias do Sertão será apresentado nesta quinta-feira (07/08), às 20h, por meio do Sesc Thermas, na cidade de Lucélia. Já na sexta (08/08), também às 20h, a apresentação é na Área de Convivência do Sesc de Presidente Prudente. A entrada é gratuita. 

 

o que: Sabiás do Sertão
quando:

7 e 8/ago

onde:

Dia 7 na cidade de Lucélia e dia 8 no Sesc Thermas de Presidente Prudente