Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sociabilização, trabalho em conjunto, bem-estar e qualidade de vida na segunda edição da Maratona de Equipes

Aquecimento da II Maratona de Equipes | Foto: Alex Oliveira
Aquecimento da II Maratona de Equipes | Foto: Alex Oliveira

Etapa do Sesc Bom Retiro no Circuito Sesc de Corridas aconteceu no dia 24 de agosto e reuniu mais de 2000 pessoas

O Sesc desenvolve diversas ações para promover a cultura, o esporte, o lazer e a cidadania em um processo de educação permanente.As atividades na área físico-esportiva fazem parte de um programa de educação corporal que visa a ampliação do repertório dos participantes, incentiva a prática regular e autônoma da atividade física, além de conscientizar sobre a importância da inclusão de exercícios físicos na agenda diária do indivíduo.

Dentre as diversas modalidades existentes, a corrida possui um traço peculiar. É uma modalidade democrática e proporciona ao praticante o conhecimento dos limites de seu próprio corpo.

O Circuito Sesc de Corridas tem provas realizadas em diversas cidades do Estado de São Paulo ao longo do ano, todas promovidas pelas Unidades do Sesc. Diferentes tipos de provas são realizadas, garantindo a variedade de possibilidades de praticar esse esporte.

O Sesc Bom Retiro produz a Maratona de Equipes, com foco na sociabilização dos participantes, o trabalho em conjunto, o relacionamento entre as pessoas, o bem-estar e a qualidade de vida. 

A prova é dividida em 4 e 8 participantes, que devem juntos percorrer os 42.195 metros – distância oficial de uma maratona.
Os participantes são distribuídos entre diversas faixas etárias e categorias, incluindo a de portadores de necessidades especiais, como os cadeirantes da imagem acima, na linha de largada da Maratona.

Todos os corredores largam juntos e o tempo de cada um é somado para totalizar o tempo da equipe – e então definir os primeiros colocados, premiados com troféus.

Confira abaixo as imagens desta festa democrática, em que os participantes também puderam conhecer e reconhecer a cidade de São Paulo, sua diversidade e arquitetura, que vão além dos grandes edifícios e da efervescência cultural, percebendo que na metrópole também há espaço para a saúde e o bem-estar.

Além da Maratona, o evento contempla atividades de saúde e educação esportiva, para participantes e novos interessados na modalidade, ampliando a oferta do esporte para que mais pessoas se interessem pela prática. Esse mote, inclusive, é um dos objetivos da Campanha Move Brasil, que pretende expandir e facilitar a prática esportiva no Brasil.

Criada em 2012, a Campanha visa aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas e facilitar o acesso às diversas práticas esportivas.

Para envolver o público nesta ação, a página do Sesc Bom Retiro no Facebook contou histórias de várias pessoas que têm envolvimento com a corrida, antecipando a prova que aconteceu no último dia 24 de agosto. Veja algumas dessas histórias abaixo e clique aqui para ver o álbum completo.