Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é impossível pra você? É possível para outros!

Escritor Carles Sales. Foto: Guilherme de Carvalho
Escritor Carles Sales. Foto: Guilherme de Carvalho

No início da tarde, o escritor Carles Sala I Vila esteve no Espaço Imaginário para falar sobre seu livro “Cornélius e o Armazém de Impossíveis”. Carles contou que quando criança gostava muito de brincar. “Mas minha mãe só me deixava brincar depois que eu escrevesse alguma coisa. Podia ser qualquer coisa, mais eu precisava escrever algo”. Apesar disso, ele só ingressou no mundo da literatura a pouco tempo. Para ele uma das coisas mais atraentes na vida são as palavras. E, por causa delas, deicidiu deixar de lado seu trabalho como professor para se dedicar aos livros. 

Sempre que lia, procurava histórias que lhe dessem prazer. "Se chegamos na quinta página e a história é chata, perdemos o interesse em seguir com a leitura". Ao observar as pessoas e suas vidas, ele sentia o mesmo. “A ideia com meu livro não é dar sermão, mas tentar mostrar que coisas simples podem deixar as pessoas mais felizes, e ajudá-las a aproveitar melhor a leitura. (...) Gosto de falar das coisas imateriais, das coisas que não podemos comprar. Sem parecer pretencioso, escrevo hitórias que as pessoas sentem vontade de ler”.

Segundo o autor, hoje são considerados inteligentes aqueles que são antenados, que usam computador e estão nas redes sociais. Ele lembra que antigamente os mais velhos é que eram vistos como os sábios. "Eles eram procurados para dar opinião sobre tudo e participavam das conversas importantes da família. Hoje, muitas vezes, são considerados um problema. Buscando romper com essa percepção, escolheu como personagem principal de seu livro o velho Cornélius, e fez dele um sábio. Quando criou o personagem queria que as pessoas percebessem que os mais velhos tem muita experiência e que podemos aprender muito com eles.

 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.