Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Gente Humilde - Vida e Música de Garoto



O multi-instrumentista Aníbal Augusto Sardinha, conhecido como Garoto, é um dos nomes mais representativos da música popular brasileira. No entanto, poucos conhecem a trajetória brilhante do compositor


A linhagem do violão brasileiro conta com nomes como Dilermando Reis, Zé Menezes, Laurindo de Almeida, Sebastião Tapajós, Baden Powell, Rafael Rabello, Guinga e Yamandú Costa; poucos se lembram, entretanto, de Aníbal Augusto Sardinha, ou simplesmente, Garoto.

Em "Gente Humilde: Vida e música de Garoto" das Edições Sesc SP, o pesquisador musical Jorge Mello traça uma biografia recheada de histórias pessoais contadas pelo próprio protagonista, a partir de registros de seu diário. Com abordagem temática, Jorge narra fatos importantes da vida pessoal e profissional do multi-instrumentista que marcou a história da música brasileira.

Na noite desta segunda-feira, 25/ago, Mello esteve no Estande das Edições Sesc SP na Bienal do Livro. Ele contou algumas das muitas histórias do compositor, acompanhado dos músicos Ricardo Herz e Michi Ruzitschka que lembraram algumas canções célebres.

Confira no vídeo abaixo o trecho da entrevista com Jorge Mello, realizada durante a Bienal, em que ele relembra o ponto alto da carreira de Garoto:

O livro recupera as histórias saborosas - como a da aula de religião que Garoto era obrigado a frequentar, ainda criança, na Escola Noturna Santo Antonio do Pari - e os marcos mais importantes da trajetória, como a turnê que Garoto fez aos Estados Unidos, acompanhando Carmem Miranda e em apresentações solo. 

 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.