Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Fábio Moon e Gabriel Bá - Ou a dupla que impulsionou as HQs brasileiras para além do circuito geek

Moon e Bá no traço característico de suas obras<br>Foto: Flickr 10 Paezinhos
Moon e Bá no traço característico de suas obras
Foto: Flickr 10 Paezinhos



Eles se definem como quadrinistas, contadores de histórias, brasileiros. E quem gosta de quadrinhos (ou graphic novels, ou HQs, como preferir) já ouviu falar dos irmãos gêmeos com pelo menos uma de suas obras, a minissérie Daytripper. Moon e Bá assinam os trabalhos em conjunto e têm uma produção consistente, reconhecida em premiações no Brasil e no exterior (há HQs publicadas em mais de 10 países), que foge dos redutos de lojas especializadas em quadrinhos.

Só para se ter uma ideia, os irmãos já levaram duas vezes o prêmio Eisner (The Will Eisner Comic Industry Awards): em 2008 pela produção coletiva 5 e, em 2011, por Daytripper, sendo os primeiros brazucas reconhecidos na arte sequencial. A dupla também levou o Jabuti pela adaptação de O Alienista, da obra de Machado de Assis.

Além das produções de arte sequencial em parceria com outros artistas, os irmãos produzem semanalmente as tiras Quase Nada, publicadas aos sábados na Folha de S. Paulo. Nas tiras, animais, tons de sépia e preto no branco dão o tom do que está implícito no universo de referências e emoções da dupla, detalhes que poderiam passar despercebidos aos olhos fatigados de um leitor, mas não aos traços dos dois.

Em entrevista ao blog da Bienal, Moon e Bá contam que cinema, poesia e muita literatura sempre foram impulsores da criação: “Víamos na literatura histórias muito mais variadas, com estilos e gêneros diferentes, em relação aos quadrinhos. Queríamos contar em HQs as histórias que líamos em livros ou que víamos em filmes. Sempre soubemos que havia muito a ser explorado. Ainda achamos que podemos quebrar barreiras, inovar. Este é e deve ser o desafio constante de qualquer expressão artística”, contou Gabriel.

Confira, na galeria a seguir, alguns trabalhos com o traço e a narrativa de Moon e Bá:

Quem perdeu o bate-papo com a dupla no Espaço Imaginário da Bienal do Livro ainda tem duas outras oportunidades de conversar com os irmãos e conhecer o trabalho pessoalmente por aqui:
- Na sexta, dia 29/8, Moon e Bá conversam com Marcello Quintanilha e o americano David Mairowitz sobre o roteiro nos quadrinhos, no Salão de Ideias.
- No sábado, dia 30/8, Gabriel Bá volta ao Espaço Imaginário, desta vez para falar de suas técnicas enquanto desenha ao vivo.

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.