Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cidade que inspira

Cristiano Mascaro, Carlos A. Calil e Maria J. Silveria conversam com Cunha Jr.
Cristiano Mascaro, Carlos A. Calil e Maria J. Silveria conversam com Cunha Jr.


Mesa "São Paulo Metrópole Musa", no  Salão de Ideias da Bienal do Livro,  debateu a metrópole como inspiração para a criação artística


Quantas ideias podem ser originadas em uma metrópole com o tamanho de São Paulo? Na conversa "São Paulo Metrópole Musa", nesta segunda-feira, 25/ago, a cidade foi debatida como fonte de inspiração para as criações artísticas nas mais diversas linguagens.

Iniciando a conversa, o professor da USP e ex-Secretário de Cultura do Município Carlos Augusto Calil disse acreditar em algo que ouviu, de que "em São Paulo, encontra-se o melhor e o pior de tudo; só é preciso procurar."

Ainda analisando a capacidade inspiradora da cidade, e provocado pelo jornalista Cunha Jr. - mediador do bate-papo -, o fotógrafo Cristiano Mascaro disse enxergar na metrópole uma fonte muito produtiva de ideias para o cinema, a literatura e a fotografia, mas nem tanto para a produção musical.

Já para a romancista Maria José Silveria, a cidade é bem retratada nos livros, que fazem jus às suas transformações históricas; para ela, o que falta na música é uma obra que tenha a mesma precisão de Caetano Veloso em "Sampa" que, em 1978, criou a imagem perfeita da cidade na época, mas ficou datada e não traduz mais São Paulo.

No meio-termo entre os dois pontos ficou Calil, que enxerga no hip-hop atual essa tradução musical da cidade moderna, ainda que focada frequentemente nas dificuldades e nos problemas de uma parcela da população que se sente excluída pela mesma metrópole que inspira as letras.

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.