Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Novas oportunidades para acompanhar Erêndira

Foto: Karolina Miernik
Foto: Karolina Miernik

Quem não pôde assistir ao espetáculo Erêndira no Sesc Pinheiros ou acompanhar o bate-papo com Ismael Ivo na Bienal Internacional do Livro de São Paulo terá, nos próximos dias, novas oportunidades de entrar em contato este novo trabalho do bailarino, coreógrafo e diretor, considerado um dos maiores nomes da dança contemporânea.

Acompanhe as atividades do programa formativo do projeto Biblioteca do Corpo*:

26/8 (terça-feira), às 19h
Cenografia e figurinos – processo de criação do espetáculo Erêndira
Mesa de discussão na SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – São Paulo
Com Marcel Kaskeline, Gabrielle Frauendorf e Ismael Ivo
Grátis

27/8 (quarta-feira), às 20h
Processo de desmontagem do espetáculo Erêndira
Workshops/mostra na Fábrica de Cultura Jardim São Luís (Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – São Paulo)
Grátis

28/8 (quinta-feira), às 19h
Processo de desmontagem do espetáculo Erêndira
Workshops/mostra na Fábrica de Cultura Brasilândia (Av. Inajar de Souza, 7.001 – São Paulo
Grátis

30/8 (sábado), às 20h30
Erêndira (versão pocket)
Apresentação no Teatro Estadual de Araras (Av. Dona Renata, 401 – Araras)
Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)

1/9 (segunda), às 18h
Workshop com Ismael Ivo
Para aprendizes dos cursos regulares de Atuação, Humor e Direção (30 vagas), na SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – São Paulo) 
Grátis

2/9 (terça), às 19h
Erêndira (versão pocket)
Apresnetação na SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – São Paulo)
Grátis


Para mais informações, acesse o site da SP Escola de Teatro.

---
*Biblioteca do Corpo® é um projeto
 idealizado pelo diretor, coreógrafo e bailarino Ismael Ivo que orienta e treina jovens profissionais da dança com o objetivo de estimular a busca de identidade artística e o aprimoramento de técnicas. Destinado aos bailarinos com sólida formação em áreas diversas (estilos e técnicas como clássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo e hip hop), visa uma imersão em processos formativos, a partir do contato com várias abordagens técnicas, estéticas e coreográficas.

Ao final do processo, os bailarinos-bolsistas – do Brasil e de vários outros países – dançam em um espetáculo dentro do ImPulsTanz - Festival Internacional de Dança de Viena (Áustria), um dos mais importantes eventos de dança do mundo, fundado pelo gestor cultural Karl Regensburger em 1988. O projeto é realizado em três momentos: masterclasses com professores conceituados para compartilhamento de conhecimentos; educação individual dentro do ImPulsTanz Festival, sob a orientação de Ismael Ivo; e participação em coreografia inédita do orientador para apresentações em Viena e São Paulo. 


Biblioteca do Corpo® deriva do centro de formação Arsenale della Danza, desenvolvido no contexto da Bienal de Veneza (Itália). Em 2011, em parceria com o Sesc, o projeto realizou o espetáculo Babilônia – O Terceiro Paraíso, que contou com a participação de cinco bailarinos selecionados para workshops na cidade italiana. No ano seguinte, uma nova parceria entre o Sesc, a Secretaria de Estado da Cultura e o Arsenale della Danza resultou na coreografia Biblioteca del Corpo, com a participação de oito bailarinos brasileiros.

Em 2013, agora chamado Biblioteca do Corpo, o projeto migrou para Viena, na Áustria, contando com a participação do Sesc, da Secretaria do Estado da Cultura (por meio da SP Escola de Teatro), e do ImPulsTanz Festival, e promovendo a inserção de dez bailarinos brasileiros no processo. O resultado da experiência foi No Sacre, concebido a partir de A Sagração da Primavera (de Stravinsky/Nijinsky).

Neste ano, a continuidade da parceria proporcionou a ida de 15 bailarinos brasileiros à capital austríaca e culminou com a montagem do espetáculo Erêndira, inspirado no realismo fantástico de Gabriel García Márquez. Todas as produções resultantes do projeto tiveram estreia nacional no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros.