Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Salão de Ideias - Parte 7

 


Na sexta-feira, 29 de agosto, foram realizadas cinco mesas no Salão de Debates da Bienal do Livro SP e que foram descutidos os seguintes temas: o grupo de trabalho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo, a música polular na construção da identidade brasileira, a relação entre literatura e histórias em quadrinhos, Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado e por fim um debate sobre os 50 anos do golpe civil-militar no Brasil.

DEBATE SOBRE O PLANO MUNICIPAL DO LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECA DE SÃO PAULO (PMLLLB)

A cidade de São Paulo está elaborando o seu Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo (PMLLLB), por meio de Grupo de Trabalho que conta com representantes do setor público, privado e sociedade civil, com o objetivo de estabelecer políticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas, e garantir recursos para sua implementação. Com Maria Zenita Monteiro (Secretaria Municipal de Cultura), Fátima Bonifácio (Secretaria Municipal de Educação), Fernando Ferrari de Souza (Articulação dos Saraus Periféricos) e Paulo Daniel Elias Farah (Coordenador do GT do PMLLLB SP; BibliASPA e USP)

CULTURA MUSICAL: CULTURA DO BRASIL

A música popular na construção da identidade cultural brasileira é tema no debate com o jornalista Zuza Homem de Mello, o compositor Chico César e o músico e pesquisador Cacá Machado. A mediação é do jornalista Humberto Werneck.

O ROTEIRO NOS QUADRINHOS

A relação entre literatura e histórias em quadrinhos é o tema da conversa entre o americano David Mairowitz, e os brasileiros Marcello Quintanilha, Gabriel Bá e Fábio Moon. A mediação do editor de quadrinhos André Conti.


 

MULHERES BRASILEIRAS E GÊNERO

 “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”,  pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Sesc, traz um retrato da atual situação da mulher na sociedade brasileira. Para falar sobre esse assunto, foram convidados os pesquisadores Gustavo Venturi, coordenador da pesquisa, Simone Diniz, especializada em saúde materna, e Betânia Ávila, do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia. A mediação é da professora Denise Bernuzzi Sant’Anna (PUC-SP).




1964: OUTRAS PERSPECTIVAS

Os 50 anos do golpe civil-militar no Brasil e suas consequências históricas debatidas neste encontro que reúne Ladislau Dowbor, o historiador da cultura Marcos Napolitano, professor da USP, e Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp e pesquisador do Cebrap.


Assista todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.

 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.