Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sem perder o equilíbrio

Toda competição esportiva tem que ter um técnico na arquibancada. Seja ela um jogo de Copa do Mundo, partida de várzea, apresentação de ginástica artística ou... uma corrida de garçons.

Na 12ª edição da Corrida Recreativa de Garçons e Garçonetes de Campos do Jordão não faltou torcedor pra dar dicas de como cumprir bem a tarefa de ultrapassar os obstáculos na pista de 50 metros uniformizado com a roupa de trabalho e equilibrando a bandeja até a mesa: “Espalha as garrafas!” – Dava a dica o amigo de um dos participantes segundos antes da largada de mais uma das baterias que compuseram a disputa. E assim prosseguia a prova de confraternização dos “profissionais da arte do bem servir”, como define o sindicato da categoria na cidade.

A corrida é realizada todo ano no dia 11 de agosto para comemorar o dia do garçon: “É uma prova de agilidade e destreza, simulando o que eles fazem no restaurante, carregar uma bandeja com quatro garrafas na pista. É uma atividade de lazer, uma confraternização, que traz os filhos e familiares pra torcer”, contou Antônio Arlindo da Silva, presidente do SECHOTEL (Sindicato dos Trabalhoradores em Hotéis e Similares) que realiza a corrida em parceria com o Sesc Taubaté.

É verdade que o prêmio também atrai as dezenas de competidores que participam anualmente da competição, mas esta não é a única motivação: “O pessoal espera bastante chegar. O legal é que a categoria é unida, os colegas vêm pra se encontrar e se rolar de ganhar alguma coisa é melhor ainda”, contou Adriana Xavier, de 25 anos, que é garçonete em uma churrascaria e neste ano participou pela quarta vez da corrida.

Entre os participantes, todos estavam lá para se divertir, mas não faltou quem praticasse esporte no dia-a-dia, encontrando um tempo na rotina agitada pra fazer uma atividade física. Este também é o caso da Adriana: “Eu malho e pedalo. Adoro! Sempre dá uma disposição acordar, dar uma corridinha e depois ir trabalhar”. E mesmo a corrida sendo recreativa, o fato de estar na competição sendo desafiados em suas habilidades acaba despertando em alguns a vontade de colocar-se em movimento: “O pessoal participa da atividade e sempre tem alguns que gostam e levam adiante”.

Eduardo Alcântara é outro veterano das corridas de garçons. Ele já participou de 8 provas, das quais foi campeão em duas. Ele é mais um que prioriza praticar uma atividade física, além do corre-corre que já faz no trabalho: “Eu faço caminhada e jogo futebol duas vezes por semana pra ajudar no trabalho e no psicológico também. Você se desliga um pouco e encontra outras pessoas”, contou.

Para deixar a competição sempre com uma energia nova, todo ano é feita alguma mudança no formato da prova. Trilha de pneus, corda pra passar por baixo, abrir uma garrafa de vinho no caminho ou quem sabe montar um quebra cabeça no final. Tudo isso já fez parte da corrida, mas o que nunca muda é levar a bandeja na mão. Como em tudo na vida, o fundamental é equilibrar.

Confira o clipe com alguns momentos da corrida.