Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Salão de Ideias - Parte 8

No sábado, 30 de agosto, foram realizadas cinco mesas no Salão de Debates da Bienal do Livro SP e que foram discutidos os seguintes temas: questões relacionadas ao urbanismo; as releituras estéticas criadas por jovens ilustradores a partir da Turma da Mônica; o cinema militante; a adaptação de obras literárias para as telas; e o olhar de Sebastião Salgado.


HABITAÇÃO SOCIAL: IMPASSES DE UMA CIDADE POSSÍVEL

Este encontro teve como objetivo debater questões relativas à moradia e à qualidade de vida no Brasil, principalmente nas áreas urbanas.


RELEITURAS ESTÉTICAS NOS QUADRINHOS: ROTEIRO E PERSONAGEM EM TRANSFORMAÇÃO

Considerado já um clássico dos quadrinhos no Brasil, a Turma da Mônica completou 50 anos em 2013. Para marcar as comemorações, Maurício de Souza convidou jovens ilustradores para criarem releituras de seus personagens. Nesta mesa, um encontro entre eles.


CINEMA MILITANTE: CRÍTICA VISUAL DO MUNDO

A relação do cinema com a vida brasileira e com a crítica da realidade social é o assunto deste encontro entre os documentaristas Evaldo Mocarzel e Paulo Sacramento e a cineasta Tata Amaral.


DAS PÁGINAS PARA A TELA: A ADAPTAÇÃO LITERÁRIA PARA ROTEIROS DE CINEMA E TV

Os escritores e roteiristas Marçal Aquino e Maria Adelaide Amaral, autores de romances e minisséries de sucesso, e George Moura, também mestre na criação de minisséries, como "Amores Roubados", conversam sobre a arte do roteiro e da adaptação de obras literárias para as telas de cinema e televisão.


DIÁLOGOS SOBRE FOTOGRAFIA E OUTRAS NARRATIVAS

O escritor português José Luiz Peixoto conversa com Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo, sobre cultura, literatura e a sua trajetória no mundo das narrativas fotográficas.

 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.