Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quatro motivos para ir à Bienal do Livro SP nesta segunda-feira

Seu lugar no Salão de Ideias está reservado.
Seu lugar no Salão de Ideias está reservado.

A reflexão sobre o mundo contemporâneo tem lugar na Bienal do Livro, no Salão de Ideias. Venha participar dos debates com artistas, pensadores e pesquisadores, e compartilhe suas questões durante as mesas. Listamos os temas dos encontros desta segunda-feira, 25 de agosto.


1. São, São Paulo, meu amor... nossa cidade é tema do debate "São Paulo Metrópole Musa", a partir das 14h, com a participação da romancista Maria José Silveira, autora de "Pauliceia de Mil Dentes", do fotógrafo Cristiano Mascaro, que tem na arquitetura da cidade um dos eixos de seu trabalho, e do professor e documentarista Carlos Augusto Calil, ex-secretário municipal de cultura de São Paulo.

2. Se você foi para as ruas em junho de 2013 se manifestar por um país melhor, a mesa "A Urgência das Ruas" te interessa. O cientista político Francis Dupuis-Déri, da Universidade de Quebec e autor do livro "Black Blocs" (Editora Veneta), conversa com o filósofo Pablo Ortellado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, sobre os movimentos sociais recentes e os interesses dos distintos grupos que participam dos protestos de rua. A partir das 16h.

3. Fatos históricos como referências para a criação de obras ficcionais estarão no divã durante o debate "Ficção e Memória na Encruzilhada do Tempo". Os escritores Mary Del Priore e Alberto Musa, e o cineasta Cao Hamburguer conversam com o jornalista Cassiano Elek Machado sobre o tema às 18h.

4. Temas como a relação entre música erudita e público e as possibilidades de desmistificação da música erudita na atualidade fazem parte da discussão "A Música de Concerto Hoje", que fecha a programação do Salão de Ideias desta segunda feira.
 


 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.