Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Agosto é mês de festa em Itaquera

Diversas linguagens artísticas, cardápio especial, oficinas e brincadeiras celebram a cultura popular na Festa Brasileira do Sesc Itaquera

Viajar pelas raízes e pelos aspectos da formação brasileira é um resgate anual nas festas do Sesc Itaquera. A trajetória começou com as festas juninas em 2003 e, a cada ano, as atividades são inspiradas em um tema ligado ao Brasil. Santo Antônio, os 450 anos de São Paulo, a região Norte do Brasil, os sabores do Interior de São Paulo e de Minas Gerais, o universo de Guimarães Rosa e a poesia de Cora Coralina já foram inspirações para a festa em anos anteriores. A partir de 2011, o evento adotou o nome de Festas Brasileiras e foi transferido para o mês de agosto.

Uma jornada acerca das lendas e mitos indígenas e folclóricos, em um romance que representa o multiculturalismo e as raízes brasileiras, Macunaíma, de Mario de Andrade, tornou-se um marco na literatura ao mostrar a trajetória do anti-herói - que dá título ao livro - pela diversidade nacional. São esses diferentes Brasis, com suas cores, ritmos, sons e sabores, que dão o contorno da Festa Brasileira 2014 – Os Brasis de Macunaíma, que ocorre aos sábados e domingos, de 16 e 31 de agosto. A unidade vai oferecer programação com música, teatro, gastronomia e intervenções artísticas, explorando o Brasil de Norte a Sul. “Foi uma verdadeira imersão no processo de pesquisa, iniciada em janeiro, até atingir o resultado final. Assim como o livro Macunaíma, abordamos a questão da identidade nacional em várias linguagens, desenvolvemos um leque de opções para a reflexão dessa diversidade cultural brasileira”, conta Rachel Leão, técnica de programação do Sesc Itaquera.

Diversidade musical

Artistas que se arriscam em novas roupagens, além de misturas de sons e culturas, compõem a programação musical dos seis dias de festa. Funk Como Le Gusta une samba, soul e música latina, revalorizando a black music brasileira. O produtor musical Alfredo Bello, o DJ Tudo e sua gente de todo lugar, apresenta o show baseado em seu novo trabalho, Pancada Motor – Manifesto da Festa, que traduz a força rítmica da cultura brasileira em um diálogo com músicos daqui e de outras partes do mundo. Já Fabiana Cozza mostra seu Canto Sagrado, com canções da cantora Clara Nunes. O grupo Aláfia mescla a música negra urbana (funk, rap) ao elemento percussivo e rítmico da música afro-brasileira. O Clube do Balanço mostra todo o poderio do samba rock e João Bá lança o álbum Cavaleiro Macunaíma com cirandas, bois, toadas, xotes, repentes, batuques e ritmos da cultura popular brasileira.

Macunaíma em cena

Na programação teatral, Jonathan Faria e Carol Bezerra atuam e dirigem o espetáculo A Caixa Parangolé, contação de histórias que permite a livre integração de música, dança, artes plásticas e literatura. O Grupo Nhemaria realiza a Rapsódia Macunaíma mostrando como alguns alimentos se relacionam com o universo do livro de Mario de Andrade, além de serem preparados em meio à contações de histórias e trocas de experiências com o público. O Núcleo Pé de Zamba encena Glocalidades, um encontro entre a dança contemporânea e a cultura popular brasileira. Os Ciclistas Bonequeiros e o Oráculo Literário vão espalhar pelo Sesc Itaquera trechos de Macunaíma, cada um a seu jeito.

Cardápio especial

O lado gastronômico será contagiado pela trajetória do protagonista pelos sabores do Brasil. Quem comparecer poderá adquirir pratos como polenta à moda Ceiuci (polenta mole com ragu de carne), ai, que preguiça (escondidinho de macaxeira com isca de jabá), sopa de jerimum com castanhas, sopa de costela de paulista (creme de batata e inhame com costela, linguiça calabresa), macaxeira à moda Suzi (mandioca frita salpicada com sal de ervas com jambu), sanduíche caboquinho  (banana da terra grelhada, queijo coalho aromatizado com tucumã no pão francês), tapioca, entre outros alimentos que se relacionam com a obra.

 
A programação ainda é composta por oficinas de artes manuais, cultura digital, literatura e brincadeiras que devem entreter toda a família. Consulte a programação completa clicando aqui.