Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dez coisas que aconteceram no oitavo dia da Bienal do Livro


Nesta sexta-feira, o Pavilhão do Anhembi estva tomado de estudantes, entusiastas dos quadrinhos e da poesia

1- Cores, música e poesia. Tudo ao mesmo tempo na intervenção da Cia. Ato, que aconteceu na Praça da Palavra. Dentro de cada balão, havia uma canção ou um poema de um autor brasileiro, interpretado pela trupe.   




2- Na sua visita na Bienal do Livro, não deixe de conhecer a exposição "Brasil: Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias", no Espaço Imaginário. Nela estão retratados os diversos estilos e traços lúdicos da ilustração infantojuvenil brasileira.  




3- Como seria recriar, em 2014, o clima das Radionovelas? Os atores da Cia. Poética Osnáuticos simularam a gravação de um folhetim como se estivessem em um estúdio, cantando jingles antigos e improvisando a partir de trechos da literatura brasileira. A era do Rádio foi homenageada no estande nas Edições Sesc. 


4- Isadora Faber ficou conhecida há dois anos, quando criou a página "Diário de Classe: A Verdade" no Facebook, relatando as más condições da escola onde estudava. Hoje, a jovem de 14 anos, compartilhou com o público do Espaço Imaginário a experiência de ter criado uma ONG e lançado o livro "Diário de Classe".


5- A mesa "O Roteiro nos Quadrinhos" foi das mais concorridas do Salão de Ideias. Os brasileiros Marcello Quintanilha, Gabriel Bá, Fábio Moon e André Conti debateram com o ilustrador norte-americano David Mairowitz sobre a aproximação cada vez maior entre literatura e história em quadrinhos.


6- "Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo", diz o poeta Binho, fundador do Sarau do Binho. O sarau costumava acontecer em um bar na Zona Sul de São Paulo, reunindo poetas, músicos e atores. A iniciativa ganhou a cidade e agora circula por diversos espaços culturais. Na Bienal, as poesias ganharam espaço na Praça de Histórias da Bienal do Livro.


7 - "Jornada de trabalho doméstico (e não remunerado): As mulheres passam 35 horas, em média, em função das demandas da casa e do cuidado com os filhos. Os homens, apenas 7 horas". Esses e outros dados fazem parte da pesquisa "Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado", realizada pela Fundação Perseu Abramo e que resultou no livro homônimo lançado pelas Edições Sesc SP. A mesa de debate sobre o assunto no Salão de Ideias da Bienal apresentou mudanças geracionais dos últimos dez anos - e apontou atrasos que insistem em não sair de pauta. Confira a cobertura pelo Twitter, com a hashtag #mulheresegênero


8 - O rapper Xis participou do Clássicos da Periferia na Praça da Palavra e prendeu a atenção do público com a leitura de 'O Pequeno Princípe'. Na versão, o príncipe viajava "de quebrada em quebrada".


9 - "Vim até aqui porque disseram que eu era o 'sábio'. Sábio é meu pai, eu sou sabinho". André Abujamra, cantor, compositor e multi-instrumentista, apresentou no Anfiteatro a sua interpretação para o arquétipo d'O Sábio. 


10 - O som de Nova Orleans Jazz encerrou a programação das Edições Sesc SP nesta sexta, em conversa sobre o lançamento de "O Livro do Jazz", com a participação dos músicos Arismar do Espirito Santo e Leia Freire.

 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.