Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Salão de Ideias - Parte 5

 



Na quarta-feira, 27 de agosto, foram realizadas quatro mesas no Salão de Debates da Bienal do Livro SP e que foram descutidos os seguintes temas: a adaptação de textos para o teatro; o processo de tradução a partir das obras três autores clássicos; exílio e deslocamento na literatura; e relatos de autores que viveram e escreveram sobre os conflitos entre palestinos e libaneses.
 

ADAPTAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA O TEATRO

O processo de criação dramatúrgica a partir de obras literárias é tema do debate entre os diretores Cibele Forjaz e Felipe Hirsch. A mediação é do crítico teatral Valmir Santos.

 

HOMERO, EUCLIDES DA CUNHA E JAMES JOYCE POR SEUS TRADUTORES

Os tradutores Caetano Galindo, que verteu “Ulisses”, de Joyce, para o português, Trajano Vieira, responsável pela tradução de clássicos gregos, como “Odisséia”, de Homero, e o alemão Berthold Zilly, que traduziu, para o alemão, obras brasileiras, como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, conversam sobre o ofício de tradutor e sobre esses três clássicos da literatura. A mediação é do tradutor e editor Felipe Lindoso.

 

EXÍLIO, DESLOCAMENTO E LINGUAGEM NA LITERATURA

Esta mesa reúne três prosadores brasileiros contemporâneos que expressam, por meio da exploração da linguagem, a condição de inadaptabilidade ao tempo ou ao meio em que seus personagens estão inseridos. São eles os escritores Paloma Vidal, Sérgio Sant’Anna e Luciana Hidalgo. A mediação é da jornalista Josélia Aguiar.



 

RELATOS DO ORIENTE

O escritor amazonense Milton Hatoum conversa com o escritor libanês Elias Khoury, sobre questões políticas e culturais presentes na literatura. Também participa deste encontro Safa A-C Jubran, responsável pela tradução da obra de Khoury para o português e também da versão de “Dois irmãos”, de Hatoum, para o árabe. A mediação é do jornalista Diogo Bercito.



Assista todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.