Postado em 28/08/2014
Na quarta-feira, 27 de agosto, foram realizadas quatro mesas no Salão de Debates da Bienal do Livro SP e que foram descutidos os seguintes temas: a adaptação de textos para o teatro; o processo de tradução a partir das obras três autores clássicos; exílio e deslocamento na literatura; e relatos de autores que viveram e escreveram sobre os conflitos entre palestinos e libaneses.
ADAPTAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA O TEATRO
O processo de criação dramatúrgica a partir de obras literárias é tema do debate entre os diretores Cibele Forjaz e Felipe Hirsch. A mediação é do crítico teatral Valmir Santos.
HOMERO, EUCLIDES DA CUNHA E JAMES JOYCE POR SEUS TRADUTORES
Os tradutores Caetano Galindo, que verteu “Ulisses”, de Joyce, para o português, Trajano Vieira, responsável pela tradução de clássicos gregos, como “Odisséia”, de Homero, e o alemão Berthold Zilly, que traduziu, para o alemão, obras brasileiras, como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, conversam sobre o ofício de tradutor e sobre esses três clássicos da literatura. A mediação é do tradutor e editor Felipe Lindoso.
EXÍLIO, DESLOCAMENTO E LINGUAGEM NA LITERATURA
Esta mesa reúne três prosadores brasileiros contemporâneos que expressam, por meio da exploração da linguagem, a condição de inadaptabilidade ao tempo ou ao meio em que seus personagens estão inseridos. São eles os escritores Paloma Vidal, Sérgio Sant’Anna e Luciana Hidalgo. A mediação é da jornalista Josélia Aguiar.
RELATOS DO ORIENTE
O escritor amazonense Milton Hatoum conversa com o escritor libanês Elias Khoury, sobre questões políticas e culturais presentes na literatura. Também participa deste encontro Safa A-C Jubran, responsável pela tradução da obra de Khoury para o português e também da versão de “Dois irmãos”, de Hatoum, para o árabe. A mediação é do jornalista Diogo Bercito.
Assista todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.
Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!
Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.