Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Jazz: História e música

O autor Joachim Berendt e o músico Sun Ra (Foto: Hans Kumpf/JazzPages)
O autor Joachim Berendt e o músico Sun Ra (Foto: Hans Kumpf/JazzPages)

Nascido na Berlin entreguerras, Joachim Berendt foi a definição do clássico aficionado pelo jazz: durante a vida, publicou mais de trinta livros - em sua maioria sobre o jazz ou a música em geral -, produziu mais de 250 álbuns para as grandes gravadoras, como Atlantic e Columbia Records, e ainda fundou o Berlin Jazz Days, um dos grandes festivais desse estilo na Europa.

E é por um destes mais de 30 livros que Berendt é, até hoje, lembrado, lido e mencionado, por fãs do jazz em todo o mundo, sejam eles inciantes com seu primeiro Kind of Blue ou especialistas com toda a discografia de Miles Davis na coleção.

 

A primeira edição de "O Livro do Jazz - De Nova Orleans ao século XXI" foi lançada ainda na década de 1950 mas, nem por isso, suas páginas estão datadas ou se perderam pelo tempo; ao longo das décadas, reedições se encarregaram de atualizar a obra, tanto pelas mãos do próprio autor quanto por Gunther Huesmann, seu assistente que assumiu a tarefa após a morte de Berendt.

E é para celebrar a edição em português da obra que as Edições Sesc SP realizaram, na Bienal do Livro de 2014, o encontro "O universo do jazz, em teoria e prática", com a participação dos músicos Arismar do Espírito Santo e Leia Freire, além do crítico Carlos Calado, autor de um ensaio exclusivo da edição brasileira do livro.

E se você quer saber mais sobre o livro, o jornalista e professor do curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural da FAAP Celso Masson escreveu uma resenha sobre a obra para a Conteudoteca do Portal SescSP; clique aqui.

 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.