Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dez coisas que aconteceram no último dia da Bienal do Livro

1 - A Bicharada dos Grimm. Os arte-educadores Lili Flor e Paulo Pixu recontaram na Praça de Histórias contos de fada e de bichos dos irmãos Grimm, com canções, trava-línguas e parlendas. E com uma pitada do folclore brasileiro, sempre presente nos trabalhos da dupla.


2 - Quem faz, conta: Flávia Savary. Comemorando 40 anos de carreira, a escritora e ilustradora Flávia Savary já ganhou mais de 80 prêmios entre nacionais e internacionais. Ela conversou hoje com o público no Espaço Imaginário e falou sobre os gêneros textuais com os quais trabalha, sobre seus livros preferidos, das dificuldades de ser escritor e sobre o futuro da literatura. Flávia falou também sobre o seu processo de criação: "As pessoas acham que para escrever, você recebe uma musa inspiradora que entra esvoaçante pela janela e pronto, é só escrever. Mas isso não existe, eu não conheço essa senhora chamada musa inspiradora".


3 - Quem faz, conta: Carles Sala I Vila. Autor de "Cornélius e o Armazém de Impossíveis", o escritor e professor catalão Carles Sale I Vila falou sobre as suas obras, suas paixões sobre as palavras, as plantas e o artesanato e das coisas imateriais. Saiba como foi aqui.


4 - Com a corda toda. O grupo Gangorra, que lançou recentemente o álbum "Com a corda toda" pelo Selo Sesc, apresentou músicas com temas que refletem o cotidiano, o universo e os questionamentos das crianças.


5 - O Bruxo do Cosme Velho. Jean e Joana Garfunkel apresentaram canções de época e alguns poemas musicados do bruxo do Cosme Velho, o grande Machado de Assis.

6- A Reivenção dea Linguagem. João Anzanello Carrascoza, Ricadro Lísias e Evandro Affonso Ferreira, três escritores com perfis literários diferentes, debateram a reinvenção da linguagem literária. Leia matéria completa aqui.


7 - Meninas nos Quadrinhos: Bianca Pinheiro e Fernanda Nia. Bianca, ilustradora e quadrinista, e Fernanda, autora do site 'Como Eu Realmente',  falaram sobre os trabalhos desenvolvidos na internet e como esse trabalho foi transformado em livro.


8- Griô e Mestre: Toumani Koiaté. Formador pedagógico das artes da oralidade em escolas francesas, Toumani Koiaté trouxe de forma simples e comovente a tradição africana para a Bienal do Livro.


9 - Lina Bo Bardi: Além das Cidadelas. Em 2014, Lina Bo Bardi completaria 100 anos. Arquiteta com obras importantes na cidade de São Paulo, entre elas o MASP e o Sesc Pompeia, teve sua trajetória abordada pelo arquiteto Marcelo Ferraz, pela antropóloga e professora Silvana Barbosa Rufino.

10 - A Hora Errada. O espetáculo teatral mostrou a nova de Dolores e Horácio: uma atmosfera instável, toque de recolher, prisão, desaparecimento e telefones desativados.

 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.