Postado em
O samba agoniza mas não morre
Em um velho sobrado da rua dos Andradas, no Rio de Janeiro, um conjunto formado por compositores de escolas de samba era liderado por Cartola. O grupo, que ficou conhecido como A Voz do Morro, contava com nomes como Zé Keti e Nelson Cavaquinho, assíduos companheiros das rodas de samba que se formaram naquele endereço. A eles se juntaram outros músicos, entre os quais Paulinho da Viola, Elton Medeiros e ele, Nelson Sargento, que na noite de 23/ago, sábado, esteve no estande das Edições Sesc na Bienal Internacional do Livro de São Paulo para contar causos, notas e canções feitas em parceria com Cartola.
Ao lado de Moises da Rocha, radialista do programa O samba pede passagem da USP, Nelson contou curiosidades e deu uma palinha das composições feitas em parceria com Cartola. O bate-papo entre os dois (amigos em comum do jornalista Arley Pereira, autor do livro Cartola, Semente de amor sei que sou, desde nascença) foi acompanhado por uma plateia que lotou o estande das Edições Sesc na Bienal. “Música nunca deu dinheiro pra sambista nenhum, só pras gravadoras” provocou Moisés, ao que Nelson Sargento respondeu com a experiência dos bambas: “é difícil, não é? o samba tem sofrido muito... mas quando o compositor de escola de samba conseguiu entrar no contexto da cidade, aí a coisa ficou um pouco mais legal” concluiu. Afinal, ele mesmo já escrevera em uma de suas canções: "o samba agoniza, mas não morre”.
Ouça o trecho da apresentação de Nelson Sargento, com comentários de Moisés da Rocha:
No livro "Cartola", das Edições Sesc SP, o jornalista Arley Pereira revisita os locais que Cartola cresceu, se formou e atuou como sambista, além dos amores e desamores que inspiraram suas obras. Tanto a obra quanto o cd que comemora o centenário de seu nascimento podem ser adquiridos pela Loja Sesc.
:: Leia mais:
Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!
Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.