Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Salão de Ideias - Parte 3

Segunda-feira, 25 de agosto, foram realizadas quatro mesas no Salão de Ideias da Bienal do Livro SP. Foram descutidos temas como: a cidade de São Paulo como inspiração; os famigerados Black Blocs e suas participações em manifestações e movimentos sociais; a relação entre a ficção e a memória; e as possibilidades da música erudita na sociedade contemporânea.
 

SÃO PAULO METRÓPOLE MUSA

O que leva a cidade de São Paulo ser musa inspiradora para as diversas manifestações artísticas é o tema da conversa com a romancista Maria José Silveira, autora de “Pauliceia de Mil Dentes”, o fotógrafo Cristiano Mascaro, e Carlos Augusto Calil, documentarista, professor da USP e ex-Secretario Municipal de Cultura de São Paulo. A mediação é do jornalista Cunha Júnior.

 

A URGÊNCIA DAS RUAS

E afinal, o que são os Black Blocs? O cientista político Francis Dupuis-Déri, da Universidade de Québec e autor de “Black Blocs”, e o filósofo Pablo Ortellado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, debatem as razões dos movimentos sociais e os protestos de rua. A mediação é do jornalista e cientista político Bruno Paes Manso.

 

FICÇÃO E MEMÓRIA NA ENCRUZILHADA DO TEMPO

A historiadora brasileira Mary Del Priore, o escritor carioca Alberto Mussa - autor do romance “A Primeira História do Mundo” - e o cineasta Cao Hambúrguer - diretor do filme “O Dia Em Que Meus Pais Saíram de Férias” e “Xingu” debatem a relação entre ficção e história. Mediação de Cassiano Élek Machado.


 

A MÚSICA DE CONCERTO HOJE

A música erudita, seu público e as possibilidades de sua desmistificação fazem parte da discussão no encontro com jornalista, articulista e crítico musical João Marcos Coelho, o violonista, crítico musical e membro fundador do Quaternaglia Guitar Quartet, Sidney Molina e o músico, compositor e professor do Departamento de Música da USP Silvio Ferraz. Mediação do compositor e diretor de formação do Theatro Municipal de São Paulo, Leonardo Martinelli.




Assista todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.