Postado em
ArteSesc chega ao Sesc Bom Retiro com a exposição Serigrafias de Carybé – O Compadre de Ogun
Criado em 1981 pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto já passou por 80 cidades brasileiras com mais de 80 mostras de artes visuais
Com a proposta de difundir a arte pelo país, o ArteSesc traz para São Paulo uma exposição recém encerrada no Sesc Maranhão. Doada ao Sesc pelo Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra conta com serigrafias do pintor e escultor Hector Julio Páride de Mernabó, conhecido como Carybé.
Nascido na Argentina em 1911, o artista esteve no Brasil pela primeira na década de 20. Até meados dos anos 40, Carybé viveu em diversos países, trabalhando em contato com diversas culturas e expressões artísticas. Após várias viagens à Salvador, o artista decidiu definitivamente se instalar na cidade e, com uma carta de recomendação do escritor Rubem Braga, começou a trabalhar no país.
A relação do artista com a produção literária nacional foi iniciada com o livro Macunaíma, de Mário de Andrade e, após esse primeiro contato, Carybé estabeleceu um importante laço com a cultura brasileira. Durante os aproximados 50 anos que viveu na Bahia, a afinidade dele com as diversas manifestações artísticas locais foram impressas em sua obra, bem como as amizades que aqui construiu renderam diversos frutos.
É o caso das 30 telas que compõem a mostra O Compadre de Ogun - Serigrafias de Carybé, em exposição no Sesc Bom Retiro no período de 18 de setembro a 9 de novembro de 2014. As serigrafias têm como inspiração uma das obras de um grande artista do pintor, o escritor Jorge Amado - que inclusive escreveu um livro em sua homenagem, O Capeta Carybé.
O Compadre de Ogum é a segunda parte do romance Os Pastores da Noite, publicado em 1964. Em 1995 o texto ganhou uma adaptação para a TV e, desde então, passou a ter publicação independente, com capa e ilustrações de Carybé. Essas ilustrações deram origem a 31 telas serigrafadas, das quais 30 estarão pela primeira vez na capital paulista.
Além da mostra do trabalho do artista, que poderá se visitada com monitoria, a programação conta com uma série de atividades complementares que dialogam com a exposição, de forma a instigar o público à reflexão de outros temas, como a cultura afro-brasileira e o sincretismo religioso.
o que: |
A Arte de Carybé |
quando: |
De 18/09 a 09/11/2014 |
onde: |