Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

ArteSesc chega ao Sesc Bom Retiro com a exposição Serigrafias de Carybé – O Compadre de Ogun

Serigrafia do artista plástico Carybé, inspirada em obra de Jorge Amado
Serigrafia do artista plástico Carybé, inspirada em obra de Jorge Amado

Criado em 1981 pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto já passou por 80 cidades brasileiras com mais de 80 mostras de artes visuais

Com a proposta de difundir a arte pelo país, o ArteSesc traz para São Paulo uma exposição recém encerrada no Sesc Maranhão. Doada ao Sesc pelo Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra conta com serigrafias do pintor e escultor Hector Julio Páride de Mernabó, conhecido como Carybé.

Nascido na Argentina em 1911, o artista esteve no Brasil pela primeira na década de 20. Até meados dos anos 40, Carybé viveu em diversos países, trabalhando em contato com diversas culturas e expressões artísticas. Após várias viagens à Salvador, o artista decidiu definitivamente se instalar na cidade e, com uma carta de recomendação do escritor Rubem Braga, começou a trabalhar no país.

A relação do artista com a produção literária nacional foi iniciada com o livro Macunaíma, de Mário de Andrade e, após esse primeiro contato, Carybé estabeleceu um importante laço com a cultura brasileira. Durante os aproximados 50 anos que viveu na Bahia, a afinidade dele com as diversas manifestações artísticas locais foram impressas em sua obra, bem como as amizades que aqui construiu renderam diversos frutos.

É o caso das 30 telas que compõem a mostra O Compadre de Ogun - Serigrafias de Carybé, em exposição no Sesc Bom Retiro no período de 18 de setembro a 9 de novembro de 2014. As serigrafias têm como inspiração uma das obras de um grande artista do pintor, o escritor Jorge Amado - que inclusive escreveu um livro em sua homenagem, O Capeta Carybé.

O Compadre de Ogum é a segunda parte do romance Os Pastores da Noite, publicado em 1964. Em 1995 o texto ganhou uma adaptação para a TV e, desde então, passou a ter publicação independente, com capa e ilustrações de Carybé. Essas ilustrações deram origem a 31 telas serigrafadas, das quais 30 estarão pela primeira vez na capital paulista.

Além da mostra do trabalho do artista, que poderá se visitada com monitoria, a programação conta com uma série de atividades complementares que dialogam com a exposição, de forma a instigar o público à reflexão de outros temas, como a cultura afro-brasileira e o sincretismo religioso.

o que: A Arte de Carybé
quando:

De 18/09 a 09/11/2014

onde:

Sesc Bom Retiro