Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dez coisas que aconteceram no sétimo dia da Bienal do Livro


Música, circo e literatura infantojuvenil foram alguns dos destaques da quinta-feira


1- Intervenção + poesia = Polvos Poéticos. Os atores do Grupo Sensus declamaram versos para o público da Praça da Palavra a partir destes capacetes que já eram, sozinhos, uma performance à parte.


 

2- "O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui" é o título do álbum que Emicida apresentou hoje na Bienal do Livro. Rapper, poeta e filósofo de uma nova era do hip hop, o músico encarnou o papel de guerreiro da palavra, de acordo com os arquétipos da cultura universal que basearam a programação do Anfiteatro.


 

3- Eles fizeram o público gargalhar de suas anedotas e chorar em meio às lembranças do quanto seus personagens – Menino Maluquinho, Bruxa Onilda e Os Karas, entre tantos outros –  foram fundamentais para a formação leitora de muitas gerações de brasileiros. Nesta toada, Ziraldo, Eva Furnari e Pedro Bandeira fizeram passar voando os noventa minutos da mesa “Primeira Leitura para Todas as Idades”. Assista ao bate-papo na íntegra.



 

4- O escritor, contador de histórias e pesquisador da tradição oral Giba Pedrosa emocionou adultos, adolescentes e crianças ao celebrar a obra de Hans Christian Andersen, responsável por clássicos da literatura mundial como "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo" e "A pequena sereia".


5- Nada como rir e ser feliz! Para descontrair o público da Bienal do Livro, o palhaço Ézio Magalhães fez do espaço das Edições Sesc um grande picadeiro de circo. 


6- "Faço e refaço até conseguir um tom. Se não for perfeito, chego no mais próximo." O escritor Ignácio de Loyola Brandão apresentou suas memórias no Anfiteatro. Relembrou momentos de sua vida que foram marcados por músicas que, neste pocket show, sua filha Rita Gullo interpretou. Entre as histórias de sua juventude, tem a de seu professor de matemática, que após uma resposta inventada de Loyola, lhe falou: "Vai embora Ignácio [para São Paulo], que teu mundo é da imaginação".


7- Poesia, música e estandartes bordados com histórias tradicionais formaram o cortejo dos Escritureiros, ou Aventureiros da Escrita de Parelheiros, grupo formado por adolescentes e jovens de 14 a 23 anos.


 

8- Esta quinta-feira também foi o Dia do Cosplay na Bienal, ou seja: dia de celebrar este pessoal que tem como hobby viver na pele seus fãs – personagens de animes, bandas, mangás, quadrinhos e jogos de videogames. No Espaço Imaginário, uma conversa discutiu o que é, afinal, o cosplay. Quer saber como foi? Clique aqui.


9- O rapper Marcello Gugu - integrante do coletivo Afrika Kidz Crew e responsável pela Batalha do Santa Cruz - inovou ao fazer uma releitura do romance brasileiro "Capitães de Areia", de Jorge Amado e publicado em 1937, introduzindo fatos contemporâneos à narrativa. Saiba mais sobre os Clássicos da Periferia.


10- Marcelo Nova, ex-vocalista do Camisa de Vênus, e seu filho Drake são parceiros na música e na vida. Os dois conversaram com José Carlos Ferrigno, autor dos livros "Coeducação entre gerações" e "Conflito e cooperação entre gerações", no Estande das Edições Sesc.


 

[Fotos: Erica Georgino, Geraldo Cruz, Julia Parpulov, Rafaela Queiroz/ Sesc]

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.