Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Dez coisas que aconteceram no segundo dia da Bienal do Livro



1 - A Praça da Palavra recebeu a escritora e crítica de arte Veronica Stigger para uma conversa sobre seus livros adultos e infantis. Leia entrevista exclusiva com a autora.

2 - Os fãs de "Combo Rangers" e "Princesas do Mar" aproveitaram a oportunidade e bateram um papo com Fábio Yabu, criador dos desenhos, exibidos em mais de 50 países.

3 - "Drácula", de 1931, de Tod Browning e Karl Freud é  um "filme dentro de uma árvore". Para ter essa experiência, é só ir à Floresta de Narrativas, na Praça da Palavra, com árvores cenográficas e interativas. Essa árvores falam!  

4 - A Cia. Poética Osnaúticos distribuiu brasilidades aos montes, juntou a música de Dorival Caymmi e as obras de Jorge Amado em um sarau diferente.

5 - Entre uma música e outra, o cantor maranhense Zeca Baleiro contou como a literatura está presente em seu processo criativo e focou em textos de Nelson Rodrigues, autor escolhido para dar foco ao seu novo musical "A paixão segundo Nelson". Após a apresentação, ele nos contou que seu romance preferido é "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e seu poeta preferido é Murilo Mendes.

6 - Os polêmicos sermões do padre Antônio Vieira influenciaram em muito a literatura brasileira, e o assuntou rendeu uma boa conversa entre o professor de literatura brasileira João Adolfo Hansen e o jornalista Flávio Moura. Fizemos a cobertura do debate em nosso twitter.

7 - Da década de 1930 para os dias atuais: na voz de Ellen Oléria o romance "Vidas secas", de Graciliano Ramos, ganhou uma nova interpretação, durante releitura na Praça da Palavra, com a força da linguagem musical no projeto "Clássicos da Periferia".

8 - Anhembi lotado: o público, protagonista da Bienal, tomou conta dos espaços. Lígia, por exemplo, veio de Mogi Guaçu, e foge de livros com finais felizes.

9 - Da parceria de Cartola e Nelson Sargento nasceram muitos sambas, e dos encontros para compor, muitos causos. Nelson e o radialista Moisés da Rocha contaram e,claro, cantaram essas histórias. 

10 - Não foi à toa que chaleiras, copos de água e outros objetos inusitados se juntaram a instrumentos musicais tradicionais. Foi o "Bruxo" Hermeto Pascoal que subiu ao palco e mostrou mais uma vez seu talento com magias sonoras. Saiba mais.



[Fotos: Camila Pissaia, Raul Lorenzeti, Tamara Demuner e Yula Ribeiro / Sesc]


 

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.