Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os monóculos estão de volta! E cheios de afeto com as mulheres...

Instalação no Sesc Thermas de Presidente Prudente reúne retratos femininos em diversos formatos, entre eles o bom e velho monóculo, muito utilizado em décadas passadas

“A matéria-prima para confeccionar nossos retratos é o afeto. Nós trabalhamos com as mulheres usando a ideia de uma caixinha preciosa onde você guarda seus afetos, suas preciosidades, e isso tudo em uma caixinha feita de imagens e vídeos”. Essa é a descrição da artista plástica Laura Tamiana para a instalação “Retrato: Substantivo Feminino”, da qual ela é uma das idealizadoras.

A peça, aberta ao público na área de convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente até 31 de agosto,  integra a programação especial sobre a Cultura Popular Brasileira da unidade, e reúne retratos femininos em diversos formatos, entre eles o bom e velho monóculo, muito utilizado em décadas passadas para carregar fotos familiares e até de lembranças em feiras e circos.

Além do monóculo, o material também aparece impresso em tecidos e em caixinhas de tela e fone de ouvido para visualização individual. O detalhe é que todas as imagens foram produzidas pelas próprias mulheres protagonistas.

Substantivo feminino traz mulheres que fazem parte de tradições populares historicamente ocupadas por homens. Então, elas se destacam pelo fato de ser um novo gênero como protagonista dessas tradições populares. O que o público vai encontrar nas fotos são mulheres registrando sua prática, o seu fazer, essa cultura popular registrada por meio da fotografia e do audiovisual”, explica a técnica de programação do Sesc Thermas e responsável pela instalação, Mariana Fessel.

O projeto nasceu a partir de ideias que a Laura, a mesma lá do início do texto, começou a desenvolver com Tatiana Devos Gentile, também artista plástica, em que o foco é a mulher do interior. Laura mora no Recife e Tatiana, no Rio de Janeiro. E mesmo assim a ponte aérea de ideias funcionou perfeitamente, dando nascimento à instalação que já fez residência no Congado (PE), passou por Minas Gerais e agora roda o interior do Estado de São Paulo.

As protagonistas da instalação são mulheres de diferentes gerações ligadas a tradições culturais no Brasil, que possuem a matéria-prima necessária para a confecção de toda a exposição: o afeto. Essas mulheres aprenderam a fotografar e filmar para que Laura e Tatiana pudessem compor juntas esse retrato a partir dos encontros. “Tudo o que é fotografado e filmado parte dessa ideia de 'o que eu quero botar nessa caixinha'”, explica Laura.

As três residências artísticas que deram origem às imagens aconteceram em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, com mulheres do entorno do Cavalo Marinho, tradição característica da região e predominantemente masculina; no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, com mulheres do Reinado, mais conhecido como Congado; e em Piracicaba e Capivari, no interior de São Paulo, com mulheres do Batuque de Umbigada.

Sem se importar com formatações, fazendo o que tem vontade e não dando importância para questões materiais, a instalação cresceu, se desenvolveu e agora distribui no Sesc Thermas de Presidente Prudente todo o afeto que coletou.

 

o que: Retrato: Substantivo Feminino
quando:

13/ago a 31/ago

onde:

Sesc Thermas de Presidente Prudente

 

Fotos relacionadas