Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontro na Quadra

Foto: Ronaldo Domingues
Foto: Ronaldo Domingues

Como parte dos treinamentos preparatórios para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015, e mais adiante os Jogos Parolímpicos do Rio-2016, a Seleção Brasileira realizou treinos abertos ao público no Sesc Consolação, durante uma semana. No último dia de testes, os atletas receberam a visita de um jovem grupo.

Os garotos têm entre 13 e 15 anos e fazem parte do programa Estrelas do Basquete, realizado através de uma iniciativa do Sesc em São Paulo, o Consulado dos Estados Unidos e a Alumni, que oferece prática esportiva, aprendizagem de inglês e conteúdos relacionados à formação cidadã, visando a capacitação dos jovens para o desenvolvimento pessoal e empreendedorismo social.

Os garotos ainda estão nas primeiras das muitas aulas que terão durante os dez meses do programa, mas já tiveram uma grande lição. O treino comandado pelo técnico da Seleção, Antônio Carlos Magalhães, e seus jogadores, não deu moleza para a turma.

Ao final, durante jogo-treino, os jovens puderam se colocar no lugar dos Tricampeões sul-americanos e sentiram que a tarefa não é simples. Controlar a cadeira, olhar o jogo e dominar a bola foi exercício árduo para quem teve seu primeiro contato com as duas rodas. A maioria dos pontos ficou por conta de quem já está mais do que adaptado, mas a confraternização foi geral.

Em sua primeira experiência, Wendel, de 15 anos, precisou de algum tempo para se adaptar: "É difícil para movimentar a cadeira, quando você joga pro lado ela vai toda, aí você tem que voltar e ao mesmo tempo dominar a bola", e completou com seu trunfo: "Aí eu demorei, mas fiz a cesta!".

O armador da Seleção Brasileira, Marcos, de 32 anos, pratica o esporte há 20 anos e aprovou o encontro "Eles estão de parabéns, são o nosso futuro. É mais uma brincadeira, e serve para eles verem como é difícil o esporte adaptado. Para nós se torna mais fácil pelos anos de treinamento."