Postado em 29/08/2014
Na quinta-feira, 28 de agosto, foram realizadas quatro mesas no Salão de Ideias da Bienal do Livro SP, em que foram descutidos os seguintes temas: literatura para as todas as idades e sua produção, o território atual da literatura em língua portuguesa no mundo, a violência na política, na sociedade, na cultura e na arte brasileiras e, por último, uma reflexão sobre a experiência do Brasil em receber a Copa e os desafios para os jogos olímpicos de 2016.
PRIMEIRAS LEITURAS PARA AS TODAS AS IDADES
Ziraldo, Eva Funari e Pedro Bandeira se encontraram para conversar sobre o prazer da leitura e sobre a produção literária brasileira para o público infantojuvenil. Mediação de João Luís Ceccantini, professor de literatura da Unesp de Assis e especialista na obra de Monteiro Lobato.
TERRITÓRIO LÍNGUA PORTUGUESA
A literatura de hoje em língua portuguesa na África, na Europa e América Latina é o tema da conversa com os escritores Adbulai Sila, de Guiné-Bissau, a portuguesa Inês Pedrosa e o brasileiro Luiz Ruffato. A mediação é de Susana Ventura, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP.
VIOLÊNCIA COMO HERANÇA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
A violência na política, na sociedade, na cultura e na arte brasileiras é debatida entre três especialistas no assunto: Vladimir Safatle, professor de Filosofia da USP, Jaime Ginzburg, professor de Literatura Brasileira da USP e autor de "Crítica em tempos de violência", e Luiz Eduardo Soares, escritor, dramaturgo e ex-secretário nacional de Segurança Pública. A mediação é do jornalista Paulo Markun.
A COPA FORA DE CAMPO
A recente experiência brasileira de abrigar uma Copa do Mundo, e de ser a futura sede dos jogos olímpicos de 2016 é tema para reflexão do jornalista britânico Andrew Jennings, autor de “Um jogo cada vez mais sujo”, Antônio Lassance, pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o jornalista esportivo Juca Kfouri. A mediação é do comentarista da ESPN Paulo Vinicius Coelho.
Assista a todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.
Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!
Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.