Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinema grátis para crianças ao meio-dia no Sesc Pompeia!

Os filmes de animação foram selecionados especialmente para o projeto!
Os filmes de animação foram selecionados especialmente para o projeto!

Filmes feitos com areia, massinha, desenho feito à mão... No Sesc Pompeia tem! Nos finais de semana de agosto, o projeto Cinemini Animado exibe gratuitamente animações variadas e divertidas, selecionadas especialmente para crianças e adultos conhecerem um pouco mais sobre técnicas diferentes de contar histórias na telona.

Para completar a experiência, aos sábados às 15h serão ministradas oficinas para todo mundo aprender a fazer seu próprio filme! Ficou curioso? Olha só o que a curadora do projeto, a cineasta Analúcia Godoi contou para a E Online!

Filmes do mundo todo!

“O formato de um curta-metragem é super rico, feito para a sala de cinema, mas com pouca chance de exibição fora dos festivais”, explica Analúcia. Por isso, a proposta para o Cinemini foi escolher filmes com diferentes técnicas de animação, de diferentes estados do Brasil e internacionais. “Conseguimos uma boa diversidade de países graças a uma parceria com o Anima Mundi, plataforma de animação”, conta a curadora. 

Já os longas são de culturas narrativas diversas, e bastante representativas. Analúcia destaca a animação de massinha Shaun: o Carneiro, da produtora inglesa Aardman, referência na técnica; e o filme Contos da Noite, de Michel Orcelot, que trabalha silhuetas, recortes e sombras animadas, misturando a linguagem cinematográfica com o teatro de sombras. Confira abaixo os trailers!

 

Experimentar é um dos melhores jeitos de aprender!

Para as oficinas, foram pensadas técnicas de acordo com os filmes exibidos em casa sessão. Como por exemplo, a animação 2D em que a sequência de desenhos produzida pelas crianças são colocados no zootrópico. É só girar e assistir! No dia 19/8, a areia será a matéria prima para a criatividade; e no dia 26/8, mão na massinha para criar personagens que se mexem!

Para Ana, a percepção da criança ao assistir um filme muda quando ela experimenta as diferentes possibilidades artísticas: “Técnica, forma e conteúdo se unem para contar histórias únicas, a maneira de usar os materiais são a essência do jogo e da brincadeira, uma língua que as crianças falam e entendem com muita fluência”, conclui.

---

Analúcia Godoi é sócia e diretora do estúdio de animação Giroscópio Filmes, desde 2008. Entre as suas prouduções estão séries de interprogramas premiadas para o Canal Futura e vinhetas de abertura para o Anima Mundi e para o FICI. Dirigiu o curta-metragem Virando Gente, premiado pelo juri infantil do Festival de Cinema Infantil de Florianópolis, e finalista do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.