Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O dom da intuição

Pouco a pouco a sala foi ficando lotada de instrumentos e expectativas. Duas cadeiras e um piano de cauda, ciceroneavam olhares curiosos que investigavam o palco do anfiteatro.

No dia anterior Hermeto Pascoal esteve no Sesc Piracicaba, para apresentar-se no Festival Sesc Jazz & Blues e agora ministraria um workshop.

Assim que pisou no palco, o Bruxo foi ovacionado por uma plateia sortida de idades, muitos deles ainda empolgados com a aura do show, que contou com composições do mais recente trabalho de Hermeto lançado pelo Selo Sesc.

“Tô vendo que muita gente aqui estava no show hein!?”

Durante o papo, o Hermeto Pascoal reiterou a importância de não se prender apenas aos padrões e contar com a intuição.

“O maior gravador do mundo é a intuição. Nós temos que acabar com os padrões. Acabar com os padrões é criar mais”

Intuição que já rondava o pai do menino Pascoal, quando emocinou-se ao vê-lo tocando e disse que venderia a melhor vaca para comprar um instrumento aos filhos.

Ainda no espectro da musicalização infantil, Hermeto defendeu que primeiramente a criança deve ser livre para se descobrir e apropriar-se da relação com a música, antes de qualquer estudo teórico. 

Hermeto ainda deu dicas de composição...

Mostrou que sabe dançar...

Inspirar...

Assim como aconteceu no Sesc Jundiaí, enquanto tocava uma obra improvisada, convidou alguém da plateia para letrar a sensação que sua música causava. O resultado foi apresentado por Késia da Mata, que recitou sua letra, novamente com o auxílio luxuoso de Hermeto

Quando sentou-se ao piano, uma nota da escaleta veio da plateia. O ouvido aguçado de Hermeto logo percebeu e convidou o músico para subir ao palco, como se fossem amigos. Como um flashmob não combinado, músicos com os mais variados instrumentos, levantavam-se um a um e juntavam-se ao feitiço do Bruxo no palco.