Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Caminhos de aprendizagem para as juventudes

O binômio jovens e trabalho remete à reflexão sobre trajetórias de escolhas e descobertas relativas às oportunidades que nem sempre são iguais e justas para todos.

Diante do atual cenário socioeconômico do país, projetos que se propõem a ampliar o olhar crítico e potencializar a criatividade dos jovens podem contribuir para novas perspectivas de presente e futuro. Para discutir esses temas, o Sesc São Paulo promove o seminário Jovens e Trabalho: Dilemas, Invenções e Caminhos, nos dias 13 e 14 de setembro no Sesc Bom Retiro.

O tema dialoga com a perspectiva adotada pelo Sesc, especialmente na área de Valorização Social, que propõe discutir a inserção no campo do trabalho e o fortalecimento da autoestima e das identidades.

O encontro reunirá convidados como Maria Carla Corrochano (UFScar), Regina Novaes (UFRJ e ex-secretária Nacional de Juventude), Helena Abramo (pesquisadora do CNPQ e desenvolve o Projeto "Juventude, Identidades e Expressões Culturais", além de ter atuado como assessora da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo), Lúcia de Oliveira (DIEESE, que também atuou como coordenadora Nacional do Sistema Pesquisa de Emprego e Desemprego) e Lívia de Tommasi (UFABC),  coletivos e projetos como Jovens Urbanos, Levante Popular da Juventude, Cooperativa de Artistas, Jovem Monitor Cultural, Ocupa Colaborativa, Infopreta e A Banca.

 

*

 

Programação
 

13 de setembro
Acompanhe a transmissão ao vivo direto do Sesc Bom Retiro, a partir das 11h

09h30 | Credenciamento

11h às 11h45 | Abertura institucional: Luiz Massaro Galina, Diretor Regional do Sesc SP em exercício e Carlos Artexes Simões, Diretor do Departamento Nacional do Sesc

11h45 às 13h45 |Conferência de Abertura: Jovens, trajetórias de formação e trabalho. Com Carla Corrochano e Regina Novaes. Mediação: Maria Virgínia de Freitas.

Maria Carla Corrochano    
É doutora em Educação pela USP (2008), com um período de estudos realizado junto aos Laboratórios GTM e ULISS, vinculados ao CNRS, Paris. Foi assessora do Programa Juventude da Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação e consultora da OIT para a elaboração da Agenda Nacional do Trabalho Decente para a Juventude. Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Humanas e Educação/ CCHB/ UFSCar.

Regina Novaes
Atua como pesquisadora do CNPq e desenvolve o Projeto Juventude, Identidades e Expressões Culturais. Essa ampla atuação lhe confere propriedade para pensar o papel social da juventude brasileira contemporânea e a importância do acesso à cultura para a sua formação.

Mediação: Maria Virgínia de Freitas
Socióloga e Mestre em Educação pela Universidade São Paulo. Coordenadora da Área de Juventude da Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação, em São Paulo.Vice-Presidente do Conselho Nacional de Juventude – Conjuve (2008/2009). Autora de diversas publicações sobre Juventude e Políticas Públicas de Juventude.

13h45 às 15h | Intervalo para Almoço

15h às 16h30 | Painel de Relatos: Participação, ativismo e trabalho. Com  Jovens Urbanos,  Levante Popular da Juventude , Uneafro e Programa Juventudes – Sesc Bom Retiro.  Mediação: Gabriel Di Pierro.

Jovens Urbanos
O Programa desenvolve, implementa e dissemina tecnologias de trabalho com juventude por meio de processos de formação de profissionais que atuam com o público jovem, amparados na tríade conceitual: ampliação de repertório, inserção produtiva e participação na vida pública, além de contribuir para que esses jovens concluam o Ensino Médio e tenham acesso ao Ensino Superior.

Levante Popular da Juventude
Organização de jovens militantes voltada para a luta de massas em busca da transformação da sociedade. “SOMOS A JUVENTUDE DO PROJETO POPULAR, e nos propomos a ser o fermento na massa jovem brasileira. Somos um grupo de jovens que não baixam a cabeça para as injustiças e desigualdades”.

Uneafro
União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora agrega militantes da causa negra, da luta antirracista, da causa das mulheres, da diversidade sexual e do combate a todos os tipos de discriminação e preconceito; da causa da Educação Popular e Libertária, da disseminação do protagonismo comunitário e da luta contra a exploração econômica e a dominação política.

Programa Juventudes – Sesc Bom Retiro
O Programa desenvolve projetos que procuram levar em consideração a pluralidade e diversidade do público juvenil. Assim, convida o jovem a participar de ações processuais que fortaleçam a convivência, o diálogo e a troca de experiências, por meio de diferentes linguagens artísticas, acesso às informações e fortalecimento de relações afinadas com seus interesses.

Mediação: Gabriel Di Pierro
Psicólogo, atua com as agendas de juventude, controle social, mobilização e políticas públicas. Como diretor da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) tem experiência no tema da mobilidade e direito à cidade.

17h às 19h | Cine-debate - Nunca me sonharam, de Cacau Rhoden. Mediação: Valter Vicente Sales

O documentário traça um panorama sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, principalmente a partir dos estudantes. Isso também é mostrado por meio de relatos de professores, diretores de escolas e especialistas. O foco é o valor da educação: os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive essa realidade.

Mediação: Valter Vicente Sales
Pós-graduado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, é diretor executivo do SESCTV.

   
14 de setembro
Acompanhe a transmissão ao vivo direto do Sesc Bom Retiro, a partir das 10h - sescsp.org.br/jovensetrabalho

10h às 11h30 | Conferência de Abertura: Políticas públicas de Juventude e novos desafios no mundo de trabalho. Com Helena Abramo e Lúcia de Oliveira. Mediação: Wagner dos Santos

Helena Abramo
Socióloga, até 2011 atuou como assessora da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Importante estudiosa da relação dos jovens com a cultura e com a política.

Lúcia de Oliveira - DIEESE (Depto. Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos)
Autora de diversos, estudos, publicações e livros, sobre o mercado de trabalho, também atua como docente em cursos da Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE.

Mediação: Wagner dos Santos
Consultor/ pesquisador do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária. Na área acadêmica suas pesquisas estão concentradas em Política, Sociologia, Educação, Políticas Públicas, História do Pensamento Político/ Econômico, Filosofia Política.

11h30 às 13h00 | Painel de Relatos: A inserção juvenil no campo da cultura. Com Cooperativa de Artistas, Jovem Monitor Cultural, Liga do Funk e Ocupa Colaborativa. Mediação: Lucy Franco

Cooperativa de Artistas 
A governança do Instituto Pombas Urbanas é constituída pelos integrantes do Grupo Pombas Urbanas, que, ao longo desses anos, se especializaram na área de gestão organizacional e, atualmente, compartilham a gestão desse espaço com jovens de outros coletivos artísticos formados desde 2004 no Instituto. Esse é o maior resultado da ação do Instituto Pombas Urbanas no bairro: são mais três coletivos artísticos, envolvidos com a gestão e os projetos desenvolvidos. Desse processo, nasce, em 2015, a Cooperativa de Artistas como modelo organizacional e de relação entre esses três coletivos.

Jovem Monitor Cultural 
Jovem Monitor/a Cultural é um programa de formação e experimentação profissional em gestão cultural para as juventudes realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de São Paulo, sob coordenação do Centro Cultural da Juventude (CCJ), que, atualmente, conta com a parceria das organizações conveniadas, Ação Educativa e Instituto Pólis.

Liga do Funk
Trazendo conscientização política e oportunidades para os futuros MCs, djs, produtores culturais e musicais e beatmakers.  Liga do Funk procura atuar nas mais diversas instituições e espaços para que o debate sobre a cultura periférica e do funk se reposicione e que se crie um elo que promova mudanças e ganhos para a juventude brasileira.

Ocupa Colaborativa
Coletivo de artistas, produtores culturais e arte educadores de Jundiaí que em maio de 2016 ocuparam um galpão abandonado para transformá-lo em um espaço cultural público, onde realizaram  atividades culturais de diferentes linguagens (teatro, artes visuais, espetáculo musicais, apresentação de grupos e cultura popular, saraus, feiras de troca etc) . Mesmo após a reintegração de posse do imóvel, o grupo continua promovendo ações, ocupando praças e lugares públicos na cidade.

Mediação: Lucy Franco
Psicóloga, assistente técnica do Sesc SP, tem mestrado em Comunicação Visual e especialização em História da Arte e Crítica de Cinema. Possui experiência na área de formação de educadores e acompanhamento de ações educacionais com adolescentes e jovens em projetos governamentais e ONGs.

13h às 14h30 | Intervalo para Almoço

14h30 às 16h00 | Painel de Relatos: Empreendedorismo e iniciativas juvenis de geração de renda. Com Livia de Tomassi , Infopreta, A Banca e Tomada cultural. Mediação: Claire Beraldo

Livia de Tommasi 
Atua na área de sociologia, com ênfase em sociologia urbana e sociologia da juventude. Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: periferias, juventudes, culturas urbanas, ação coletiva, práticas políticas e de governo, empreendedorismo.

Infopreta 
InfoPreta nasceu em 2013 com o intuito de proporcionar para todas as mulheres (cis e trans), moradoras periféricas em situação de vulnerabilidade o acesso facilitado a computadores e a manutenção de seus computadores com preços acessíveis e muitas vezes gratuitos.  O enfoque do trabalho é impulsionar mulheres para este campo profissional.

A Banca
A Banca é uma produtora cultural social de impacto positivo que utiliza a música, a cultura Hip Hop, Educação popular e a tecnologia para promover a inclusão, fortalecer a identidade e o empreendedorismo juvenil periférico.

Tomada Cultural
Produtora independente que representa diversos coletivos da cidade Jundiaí, responsável por várias ações culturais entre elas a Feira de Trocas. Busca com essa ação estímulo ao consumo consciente através da troca de produtos novos e usados. Além de estimular o trabalho de quem faz, a feira de trocas é uma oportunidade de divulgação e circulação do trabalho dos artesãos, artistas, poetas da cidade e entorno.

Mediação: Claire Beraldo
Psicóloga, assessora técnica do Sesc Departamento Nacional, tem especialista em psicopedagogia e educação não formal. Possui experiência na área de Desenvolvimento Comunitário e implantação de projetos sociais.

16h00 às 16h30 | Considerações finais. Com Maria Carla Corrochano.

16h30 | Encerramento