Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Trio Appassionata traz a música de câmara ao SescTV


Criado há 10 anos, no Peabody Conservatory da cidade de Baltimore, o Trio Appassionata sempre teve como proposta reunir composições antigas, atuais e canções folclóricas em apresentações multiculturais que chegam ao público em bibliotecas, igrejas e escolas públicas, em releituras que propõem arranjos e interpretações diferentes para as peças.

O Trio, formado pelo brasileiro Ronaldo Rolim (piano), pela norte-americana Lydia Chernicoff (violino) e pela espanhola Andrea Casarrubios (violoncelo), já fez apresentações na China, Estados Unidos, Europa e esteve no Brasil, pela primeira vez, em 2016, para participar do Festival Sesc de Música de Câmara, em concerto apresentado no Sesc Santana, na capital paulista.

 

 

Neste concerto, os instrumentistas abriram com a peça Trio Nº 5 para Piano, Violino e Cello em Ré Maior. Op. 70 Nº 1 “Fantasma”, do autor alemão  Ludwing van Beethoven. “É uma obra muito intensa, ritmicamente, seja como um todo ou apenas parte dela”, comenta Casarrubios. “É o estilo Beethoven, no qual acontece muita coisa num curto espaço de tempo”, completa. Segundo Rolim, é nessa canção que o compositor explora os registros mais diferentes e possíveis de instrumentos.

Outra peça tocada pelo grupo é Trio Brasileiro, OP. 32, de Oscar Lorenzo Fernández, que, de acordo com Rolim, traz vários temas do folclore nacional. O pianista também revela que o músico brasileiro foi um grande nacionalista, da primeira metade do século 20, e ainda não recebeu o devido reconhecimento.

A apresentação foi gravado e estreia no SescTV no dia 30/8, quarta-feira, às 22h, e contempla também Allegro Vivace e com Brio; Largo Assai ed Expressivo; e Presto, de Beethoven; e Allegro Maestroso; Canção: Andante Molto Moderato; Scherzo: Presto; e Finale Allegro, de Fernández.

Fotos relacionadas