Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma tarde na horta: Terapia e troca de experiências

Os participantes com seus trabalhos após a oficina de plantio em vasos. <br>Foto: Ronaldo Domingues
Os participantes com seus trabalhos após a oficina de plantio em vasos.
Foto: Ronaldo Domingues

Numa tarde de quarta-feira, dia 26 de julho, as cuidadoras e cuidadores da horta do Sesc Campo Limpo foram visitar a UniHorta, localizada na Casa de Cultura e Educação do Jardim São Luís, que desenvolve a agricultura urbana como modelo de economia solidária com o objetivo de fomentar a alimentação saudável na periferia.

Foi uma tarde diferente, muito animada e de partilha. Os participantes foram recebidos com muito carinho pela Vânia, coordenadora da casa de cultura, pelo Renato, do Coletivo Dedo Verde e pelas guardiãs da horta do Jardim São Luís, 4 senhoras muito simpáticas, simples e cheias de garra: Dona Lurdes, Dona Isabel, Dona Zilda e Dona Francisca.

Além de conhecer o espaço, puderam entender o processo de trabalho de plantio, gestão e colheita. Teve muita conversa, troca de conhecimentos, preocupação com o meio ambiente, apresentação de propostas sustentáveis pelo Renato do Coletivo Dedo verde, como a construção de cisterna para captação de água da chuva (e utilização na horta, por exemplo). Teve até um momento de oração, seguido por uma animada dancinha (“É uma dança mole”), proposta pela dona Lurdes, e que terminou em sorrisos. Alegria simples e verdadeira.

O ponto alto foi quando colocaram a mão na massa - ou melhor, na terra - na oficina de plantio em vasos modulares. O cheiro da terra e o contato com aquelas pequenas mudas de temperos e ervas medicinais foi uma verdadeira terapia compartilhada entre todos.

Finalizaram o dia com um café todo especial preparado pela Josy da Josy Chocolight, com alguns itens retirados da própria horta. Saíram dali com muitas experiências na bagagem e várias histórias pra contar.
 

O Sesc Campo Limpo possui uma horta comunitária aberta ao público, com o objetivo de proporcionar a vivência do cultivo e troca de experiências. Todo mês é oferecida uma oficina gratuita.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!