Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Circuito Nacional de Artes Cênicas

Palco Giratório chega em SP com 20 espetáculos, oficinas e debates em 12 unidades do Sesc. Programação para todas as idades acontece de 02 a 27 de agosto.

Comemorando 20 anos de existência, o Palco Giratório, realiza, desde março, a temporada 2017.

Até novembro, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos e intercâmbios artísticos. Este ano, o Palco Giratório contará com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais.

Concebido como uma ação estratégica de difusão e intercâmbio de artes cênicas para um país extenso e diversificado como o Brasil, o Palco Giratório é um projeto que vai além do circuito de espetáculos, pois leva ideias, provocações, reflexões e questões lançadas pela curadoria para todo o país, incluindo cidades menores, através das artes cênicas em suas mais diferentes concepções.

Entre os dias 2 e 27 de agosto, 20 grupos se apresentarão em 12 unidades do Sesc na cidade de São Paulo, além de Osasco, Sorocaba e Jundiaí, como uma ação integrada que fomenta a circulação e apresenta um importante panorama cultural do país, fomentando diferentes linguagens artísticas (teatro para crianças e adultos, circo, dança e intervenção urbana). Para saber a programação completa, clique aqui.
 
Além dos espetáculos e oficinas para todas as faixas etárias, a programação envolve ainda o Pensamento Giratório; trata-se de um espaço aberto ao público para reflexão e discussão acerca do trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes, realizado com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados.

As companhias e espetáculos que serão apresentados em São Paulo são provenientes de diversos estados do Brasil, como, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
 
Homenagem à Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz

Nesta 20ª edição, o Palco Giratório contará com a participação da Tribo de Atuadores “Oi Nóis Aqui Traveiz”, do Rio Grande do Sul, que estreou seu mais novo espetáculo - “Caliban – A Tempestadede Augusto Boal” - no circuito. Em São Paulo, o espetáculo abriu a programação no dia 2 de agosto, no Sesc Campo Limpo. A montagem é um trabalho de rua que celebra os 39 anos do coletivo, um dos mais relevantes do país. O espetáculo apropria-se da peça de Shakespeare e do pensamento do poeta, ensaísta e crítico literário cubano Roberto Fernández Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos.
Destaque no cenário nacional por promover a abertura de renovadas perspectivas para o teatro na rua e a ocupação do espaço público como potencializador de reflexões políticas e estéticas, a Tribo passará por 19 cidades ao longo do ano, apresentando sua montagem.

Para conhecer o projeto todo - e saber pra onde segue após a temporada paulista, acesse o site; clique aqui.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!