Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Primaveras Periféricas - Florescer nas Margens

De 2 a 10 de setembro,  o Sesc Itaquera  recebe a primeira edição do “Primaveras Periféricas,  evento que convida pessoas, organizações e coletivos cujas experiências  transformaram e ressignificaram o seu território.

O  tema de 2017, “Florescer nas Margens,”  surgiu da ideia de valorizar aquilo que está na margem, espaço historicamente reservado para populações excluídas no processo de crescimento urbano e que se tornaram vulneráveis do ponto de vista econômico, político e social.

Inserido em uma Área de Proteção Ambiental, um remanescente de Mata Atlântica na Zona Leste, o Sesc Itaquera é também uma margem da sua cidade. “Florescer na Margem” é metáfora da época do ano em que as árvores florescem e também das lutas e resistências aos estigmas que recaem sobre as periferias e grupos sociais marginalizados, renovando o sentido de viver e habitar este espaço.

Como parte da sua vocação em projetos e ações socioambientais, o Sesc Itaquera realiza o Primaveras Periféricas na busca por estimular modos de vida sustentáveis, aglutinando diferentes perfis de públicos em torno de temas que se relacionam com a qualidade de vida das pessoas na cidade.

Com este foco, estarão contempladas atividades com rodas de conversa, exposição de iniciativas, oficinas, teatro, música e práticas esportivas.

Entendendo as Primaveras

Os espaços naturais são também criação simbólica da cultura e a Primavera, um dos momentos de transição da posição da terra em relação ao sol, é incorporada e associada como tempo de renovação, transformação intensa e florescimento.

Os momentos de transformação histórica em que diferentes grupos de pessoas se organizam de forma autônoma em torno de uma causa e produzem contextos históricos, ou espíritos de uma época, tem sido entendidos e nomeados como “Primaveras.”

Assim, Primavera ganha uma nova definição: um sinônimo de movimentos em favor das pessoas, da liberdade e do bem estar social, que se conecta poeticamente à definição clássica de momento do ano em que as flores surgem.

Conversamos com o supervisor do núcleo de educação para a sustentabilidade do Sesc Itaquera, Guilhermo Panebianco, que falou sobre as expectativas para o evento.  Confira no vídeo!

A programação completa você confere aqui