Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Programação Científica do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas

foto Michelle Magrini
foto Michelle Magrini

A 19ª Edição do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas traz como tema “Desenho Universal, Acessibilidade e Atividade Física”. O intuito é viabilizar a participação e contemplar a diversidade humana em toda e qualquer manifestação da cultura corporal de forma a adequar processos educacionais, serviços, produtos, espaços/ambientes e novas tecnologias voltadas às pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Além da Programação Cultural o evento conta com uma diversificada Programação Científica e convidados/ palestrantes altamente qualificados.

A abertura do evento contará com a participação do esgrimista Jovane Guissone, medalha de ouro nas Paralimpíadas de Lonfres 2012, e de Ana Palla-Kane (PhD), docente da Universidade de Maryland, Virginia/EUA. Sob diferentes perspectivas, os convidados abordarão os conceitos de desenho universal e acessibilidade de pessoas com deficiências às atividades físico-esportivas.

A professora Anna Palla-Kane aprofundará os conceitos de desenho universal no minicurso Atividade Físico-esportiva Inclusiva, o qual abordará a construção de uma pedagogia inclusiva, propondo-se a pensar em modelos de aplicação voltados à participação e acessibilidade de pessoas nas mais diferentes condições.

Aos interessados em Gestão de Entidades Esportivas para Pessoas com Deficiências, será oferecido um grupo de trabalho liderado por Sileno Santos, mestre em Ciência pela Faculdade de Medicina da USP, com ampla experiência em gerenciamento de programas esportivos voltados a pessoas nessa condição, pela Associação Desportiva para Deficientes (ADD) e Lakeshore Foundation.

Com enfoques diferenciados, a inclusão de estudantes com deficiências no contexto da Educação Física Escolar será tema dos cursos 1 e 2 ministrados pelas palestrantes convidadas Maria Luiza Tanure Alves, docente da Faculdade de Educação Física da Unicamp, e da  professora Michelle Grenier (PhD), da Universidade de New Hampshire/EUA.

Os riscos e benefícios dos diversos tipos de exercício físico na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares constituem a temática do curso ministrado por Claudia Lúcia de Moraes Forjaz, docente da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Já os efeitos do exercício físico em idosos com doença de Alzheimer serão abordados por Larissa Pires de Andrade, professora do Departamento de Fisioterapia da UFSCar na área de geriatria. O minicurso traz evidências científicas sobre os efeitos do exercício físico nas funções cognitivas, comportamentais, funcionais e motoras em idosos com comprometimento cognitivo leve, além de discorrer sobre protocolos de avaliação e intervenção para pessoas nessas condições.

A tecnologia assistiva tem sido importante aliada para os avanços no desempenho de pessoas com deficiências nos mais diferentes contextos sociais. Para discorrer sobre a Tecnologia Assistiva na Educação, na Educação Física e no Esporte, será apresentada uma mesa redonda reunindo especialistas no assunto: Renata Andrade, Filósofa, especialista em Gestão Inclusiva e Desenho Universal; Maria Luiza Salzani Fiorini, Pós-Doutoranda na UNESP – Marília, estudiosa na área de Tecnologia Assistiva e formação de professores de Educação Física; e Ciro Winckler de Oliveira Filho, docente na UNIFESP e Coordenador de Ciências do Esporte junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Michelle Grenier, coordenadora do Programa de Saúde e Educação Física da Universidade de New Hampshire/EUA, internacionalmente reconhecida no campo da Inclusão e Educação Física Adaptada, juntamente com Neiza Fumes, docente e pesquisadora da Universidade Federal do Alagoas, comporão a mesa redonda acerca da temática Educação Física Adaptada e Acessibilidade, abordando o assunto sob perspectivas nacionais e internacionais.

O público poderá contar também com vivências de modalidades esportivas adaptadas: Elisete de Andrade Leite, técnica e coordenadora de Ginástica Rítmica da Special Olympics, proporcionará experiências acerca dessa atividade adaptada a pessoas com deficiência intelectual. Já as ex-atletas de nado sincronizado Luiza Serachiolli e Camila Lazzarini propiciarão vivência de fundamentos básicos e elementos coreográficos de Nado Sincronizado Adaptado.

O evento acolhe ainda a assembléia da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, a SOBAMA, uma associação civil de caráter científico e educacional, que visa o progresso dos estudos da atividade motora adaptada no Brasil. Associados e novos interessados são convidados a discutir questões sobre a área e as possíveis ações para o desenvolvimento da atividade motora adaptada em âmbito nacional.

Outro destaque dessa edição são as sessões científicas contendo Relatos de Pesquisa e Relatos de Experiência. A comissão científica foi composta por pesquisadores e docentes de várias instituições de ensino superior, sendo coordenada por Mey van Munster, professora na UFSCar, e Paulo Verardi, do Sesc São Carlos. De um total de 119 trabalhos, foram selecionados 93, os quais serão apresentados em forma de comunicações orais e pôsteres.

Estas e muitas outras inovações podem ser conferidas na programação completa do Simpósio de Atividades Físicas e Adaptadas 2017, fruto da parceria entre Sesc - Serviço Social do Comércio e Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com apoio da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada – SOBAMA.

Esperamos por você!