Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinema da Vela e o humor nos tempos de cólera

O 28º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo no CineSesc não tem só filmes (e, mesmo se tivesse, ainda não seria pouca coisa: quatro sessões diárias ao longo de dez dias), nesta terça-feira, 29 de agosto, apresentamos a o Cinema da Vela – uma conversa sobre produção audiovisual que dura a queima de uma vela – com o tema “Humor em tempos de cólera”.

Esse é o tema do festival como um todo que tem três programas específicos com esse mesmo nome, reunindo filmes já exibidos em outras edições. A ideia aqui é enxergar o humor não só como um alívio cômico, mas também como forma de pensamento crítico e reflexão sobre assuntos nem sempre tão leves assim.

A conversa entre Sandra Brogioni e Poliana Paiva será mediada pelo jornalista e crítico de cinema Fernando Oriente. Sandra atualmente é coordenadora de conteúdo do canal GNT e como sempre foi fã de comédias – sobretudo paródias – fez em 1999 seu primeiro curta-metragem, chamado “A Bicha de Blair”, que lhe rendeu o prêmio Show do Gongo no Festival Mix Brasil. Compondo a outra parte da mesa de conversa, estará Poliana Paiva que é roteirista, diretora e atriz com um apreço especial pelo humor.

O Cinema da Vela começa às 19h30, mas às 17h30 tem “Humor nos tempos de cólera 1” na sala de exibição. Seis curtas, dentre eles “Vereda Tropical”, de 1977, com direção de Joaquim Pedro de Andrade e “Recife Frio”, dirigido por Kleber Mendonça em 2009, compõem essa programação. Se não der tempo de chegar para a sessão, já anota aí: “Humor nos tempos de cólera 2” será quinta-feira, dia 31/08, às 21h30, e tem como destaques um já clássico da internet, o filme de Esmir Filho estrelado por Maria Alice Vergueiro “Tapa na Pantera” e o “Dossiê Rê Bordosa”, de Cesar Cabral sobre a personagem de Angeli. Por aqui, a última chance vem no “Humor nos tempos de cólera 3”, dia 01/09, sexta-feira, às 17h30.

 

Confira a programação completa em: http://bit.ly/CineSesc_28fic