Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Pompeia recebe espetáculo teatral feito para bebês

As atrizes Ana Luiza Bergmann e Bruna Baliari.<br>Foto: Divulgação
As atrizes Ana Luiza Bergmann e Bruna Baliari.
Foto: Divulgação

Cadê o bebê? Achou! No próximo fim de semana, 5 e 6 de agosto, os pequenos estarão no teatro do Sesc Pompeia assistindo o espetáculo Cuco: A Linguagem dos Bebês  da Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos.

A E Online conversou com a atriz e produtora cultural Ana Luiza Bergmann para saber um pouco mais sobre o projeto.

Experiência sem tamanho!

Podemos nos questionar qual é a importância das experiências estéticas e culturais para os seres humanos? A resposta para os bebês deve ser a mesma”, comenta Ana. Para ela, a diferença está na linguagem, desenvolvida especialmente para a faixa etária de 0 a 3 anos, criando uma experiência estética, lúdica e também poética e política. Para isso, o projeto contou com a pesquisa e concepção pedagógica do professor doutor Paulo Fochi, especialista em educação infantil. 

Os pais frequentemente ficam surpreendidos e emocionados ao verem seus bebês em um lugar de protagonismo, desenvolvendo suas próprias experimentações sem a interferência dos adultos”, diz a artista.

(Foto: Divulgação)

Você sabe o que CUCO significa?

Cuco, nome que batiza o espetáculo, é a brincadeira de esconder e revelar, a mais querida dos pequenos. No primeiro momento do espetáculo, os bebês são espectadores, que contemplam e reagem a atuação, baseada em movimentos e na manipulação de objetos que criam imagens que potencializam a experiência estética e sensorial. 

No segundo momento, os bebês se tornam protagonistas, entrando em cena e interagindo com os materiais, uns com os outros e também com seus acompanhantes. “Entendemos lúdico no sentido de ilusão, de ‘fingir que...’, e são nesses espaços de ilusão que aumentam as possibilidades das crianças problematizarem o mundo, e agirem sobre ele”, explica Ana. 

A principal dificuldade para a montagem da peça foi não subestimar a inteligência da faixa etária e desviar da maioria das coisas que são produzidas para a infância na televisão, literatura e também nos brinquedos. “O espetáculo não pretende educar, mas sim proporcionar para os bebês o que o teatro é para os adultos, ou seja, uma experiência estética prioritariamente”, conclui. 

Assista abaixo o teaser da apresentação!

Sobre a Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos 

Fundada em 1991, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a companhia produz montagens direcionadas tanto para o público infantil quanto para o adulto. Seus projetos já percorreram diversos países da Europa, América do Norte e América do Sul, sempre representando e valorizando a autêntica cultura brasileira. Desde 2006 atua como Associação Cultural, produzindo e difundindo pesquisas em Teatro de Animação e promovendo ações de integração comunitária, como cursos, oficinas e palestras. 

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!