Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Museu do Ipiranga em Festa

Museu Paulista - Crédito: Helio Nobre
Museu Paulista - Crédito: Helio Nobre

A Universidade de São Paulo e o Sesc celebram o 7 de setembro com uma grande festa para a cidade. A programação é gratuita e conta com atividades de teatro, circo, dança, música e poesia, a partir das 14h.

Além de um dia inteiro de atrações culturais, na ocasião, a USP lançará um concurso público para os projetos de restauro e modernização do Museu do Ipiranga. A competição premiará os três melhores estudos preliminares de arquitetura para o restauro e modernização do Edifício-Monumento. A escolha será feita por uma comissão especializada.

O primeiro colocado celebrará o contrato para a elaboração dos projetos executivos completos do restauro e modernização do museu. Durante o evento serão apresentadas as regras e o site do concurso. A previsão é que o Museu seja reaberto em 2022, nas celebrações do Bicentenário da Independência, com suas instalações inteiramente modernizadas e adequadas às normativas de acessibilidade e segurança. O edifício passará a ser dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental. Mais informações no portal do Museu Paulista.

Composto pelo Museu do Ipiranga (como é popularmente conhecido o Museu Paulista), a Casa do Grito, parte do acervo do Museu da Cidade, o Monumento à Independência e o riacho do Ipiranga, esse complexo tem um valor histórico e cultural inestimável tanto para o bairro como para toda cidade. Seu entorno ainda abriga a unidade do Sesc e o Museu de Zoologia da USP.

“A Universidade de São Paulo tem, nos últimos três anos, incrementado ações focadas no relacionamento com a sociedade, responsável por seu financiamento. A parceria com o Sesc é um desses exemplos de sucesso, que tem resultado em projetos importantes voltados à população, como as atividades programadas para o dia 7 de setembro. Estamos derrubando os muros da USP e construindo pontes com a sociedade”, afirma Marco Antonio Zago, reitor da USP.

Além de fornecer suporte técnico para a realização do evento, o Sesc Ipiranga é responsável por preparar uma programação para públicos de várias idades. Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a participação da instituição na celebração do Museu Paulista é um alinhamento natural entre entidades que comungam de objetivos semelhantes:

“A aproximação possibilitou êxitos em realizações conjuntas anteriores, como seminários e outras atividades culturais. Nessa oportunidade, a colaboração a partir do Sesc Ipiranga com uma programação no Parque da Independência amplia o raio de ação e de experiências com as instituições de seu entorno e promove tanto o acesso da população aos bens culturais como evidencia os vínculos firmados com a comunidade por meio das atividades artísticas, marca do trabalho institucional”, acrescenta.¿

Programação do Museu do Ipiranga em Festa!

Um dos destaques da programação é o concerto da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do CoralUSP, sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá. Cento e trinta artistas sobem ao palco para interpretar um repertório dedicado às obras de Johann Strauss Jr., Serguei Prokofiev, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, além de temas populares de Tom Jobim e Ary Barroso, rearranjados por Rodrigo Morte. O grupo executa, ainda, o Hinos Nacional e o Hino da Independência.

Também tem programação teatral. O espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, da Cia. Novelo foi pensado para ser encenado ao ar livre. A montagem do diretor Pedro Granato tem a proposta de popularizar essa comédia de William Shakespeare. Com música ao vivo, a companhia narra as confusões amorosas entre dois jovens casais que se perdem em um bosque povoado por seres fantásticos.

Outra atração teatral é a performance “Leopoldina, Independência e Morte”, com Fabiana Gugli, que recria poeticamente os momentos finais da primeira imperatriz do Brasil. A excêntrica dama desfila pelas instalações do Museu do Ipiranga, misturando eventos de sua vida e da Independência com questões que são importantes para o país contemporâneo.

Já na intervenção “Prazer, Poesia!”, com Cia. Patética, a boneca Poesia conversa com os passantes sobre os livros que eles leram e recomendam. Outra ação é a “Foto na Bike”, com o coletivo Instant Press, que utiliza uma câmera sobre uma bicicleta para fazer fotografias do público, tendo como plano de fundo a fachada do museu. As imagens impressas instantaneamente serão distribuídas ao público.

Um dos destaques musicais da comemoração é o show da banda carnavalesca paulistana ‘A Espetacular Charanga do França’, que interpreta marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga. O grupo é formado por Thiago França (sax alto), Anderson Quevedo (sax barítono), Amilcar Rodrigues (trompete), Allan Abbadia(trombone), Filipe Nader (sousafone), Sthe Araújo (percussão), Samba Sam (surdo) e Welington Pimpa Moreira (bateria e percussão).

Traga banquinhos, almofadas ou cangas para melhor se acomodar nos locais das apresentações e venha curtir esta festa no dia 7 de setembro. Consulte a programação completa AQUI.