Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Luisa Thiré homenageia a atriz e avó Tônia Carrero

Foto: Alexandre Nunis
Foto: Alexandre Nunis

Uma boa relação familiar pode transcender gerações. Foi assim no caso da avó Tônia Carrero e sua neta Luisa Thiré: além de atrizes, elas foram grandes amigas, daí surgiu a vontade de Luisa de homenagear Tônia, que em 2018 completaria 96 anos. “A maior paixão que sempre tivemos em comum foi o teatro”, diz Luisa em entrevista à Revista EOnline. A atriz também recorda de sua infância pelas coxias e camarins, brincando com os figurinos de Tônia.

Em busca de um texto, Luisa se deparou com Navalha na Carne, de Plínio Marcos. Foi com essa peça que Tônia Carrero ganhou a credibilidade da crítica teatral, em 1967, acompanhada de Emiliano Queiroz e Nelson Xavier,  dirigidos por Fauzi Arap. Tônia foi uma das mulheres mais atuantes do teatro brasileiro e uma das responsáveis pela liberação da peça quando ela ainda estava proibida pela censura. “Não tirei mais isso da cabeça: tenho que fazer Navalha na Carne, quero ser Neusa Sueli em homenagem a ela”, conta Luisa.

Na história, Neusa Sueli é uma prostituta decadente e explorada por Vado, seu cafetão. Em meio a brigas e desavenças, ela vai às ruas para ganhar dinheiro, enquanto Vado sai com outras mulheres e passa a vida sossegado. O que eles não esperavam, era que Veludo, o faxineiro da jocosa pensão, fosse o suspeito do roubo do dinheiro que Neusa deixara para o cafetão, em cima do criado mudo, antes de sair para mais uma noite de trabalho. A versão atual conta com Gustavo Wabner, estreando na direção solo.

Luisa também acredita na força do texto além do tempo “sua importância e as questões que abordamos estão aí até hoje, sendo discutidas por alguns e vividas por muitos: violência contra mulher, homossexualidade, pobreza, marginalidade”. A intenção condiz com o peso da história de Tônia: perpetua sua obra e comemora o legado deixado. “Faço uma pequena (perto dela tudo sempre foi e sempre será pequeno) homenagem a essa grande dama do teatro brasileiro” completa orgulhosa.

A peça fica em cartaz no Sesc Bom Retiro até 30/9, às sextas e sábados, 21h e domingos e feriado às 18h.