Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Exposição Tarefas Infinitas

Obra Deep Blue Sky, 2007. Lawrence Weiner - Biblioteca de Arte Fundação Calouste Gulbenkian.
Obra Deep Blue Sky, 2007. Lawrence Weiner - Biblioteca de Arte Fundação Calouste Gulbenkian.

Tarefas Infinitas é a primeira exposição do Centro de Pesquisa e Formação. Abertura acontece no próximo dia 8 de agosto, às 19h, e conta com a presença de Danilo Santos de Miranda, Diana Mindlin, Paulo Pires do Vale e Paulo Pires do Vale.

Como o livro coloca a arte à prova e como a arte põe o livro à prova?
Com curadoria de Rosely Nakagawa e Paulo Pires do Vale, Tarefas Infinitas levanta a questão que resulta em diálogos múltiplos - como o de livros seculares com livros de artistas contemporâneos, de livros ilustrados do século XVII com livros conceituais do século XX, e de livros de horas com livros futuristas e com livros de poesia visual.

Porém, a exposição não se limita a uma discussão sobre livros, mas também sobre obras de arte nas quais o livro teve presença decisiva, refletindo assim, sobre o que um livro é e do que ele é capaz.

Na mostra, o livro é apresentado enquanto laboratório de experiências estéticas e artísticas, interrogando e alargando também sua concepção segura e tradicional: será este objeto ainda um livro? Será uma obra de arte?

Em 2012, em sua primeira versão, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com curadoria do presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte de Portugal, Paulo Pires do Vale, a exposição teve como referencial as coleções do Museu Calouste Gulbenkian e da Biblioteca de Arte, composta por seu fundador, o empresário e filantropo de origem armênia, Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955), que no decorrer de sua vida, investigou e adquiriu obras de arte e livros excepcionais. Em 2015, a mostra ganhou uma versão francesa, exibida em Paris.

Para a atual itinerância, a curadoria buscou manter o sentido original da exposição, ampliando seu recorte, relacionando-o com acervo de semelhante valor cultural ao da Fundação Gulbenkian, mas agora dialogando com a cultura e arte brasileira.
A exposição acontece também na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, na qual o curador português fez uma pesquisa com Diana Mindlin, acrescentando obras do acervo brasileiro. Entre os livros selecionados, estão edições raras de Graciliano Ramos, Mario de Andrade, Hans Staden entre outras obras de artistas brasileiros contemporâneos.

O que dizem os curadores?

A exposição Tarefas Infinitas fica em cartaz até o dia 27 de outubro e conta também com visitas mediadas gratuitas; para se inscrever, clique aqui.