Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ipiranga em Festa

Edição do Museu do Ipiranga em Festa de 2017. Foto: Lenise Pinheiro
Edição do Museu do Ipiranga em Festa de 2017. Foto: Lenise Pinheiro

Realizada pelo Sesc e pela USP, a 2ª edição do Museu do Ipiranga em Festa acontece nos dias 7 e 8 de setembro (sexta e sábado) no Parque da Independência. Ao celebrar os 196 anos da Independência do Brasil, o evento aprofunda seu teor histórico e político por meio de intensa programação cultural gratuita para todas as idades, com apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do Museu.

Nesta edição, o trabalho de curadoria questiona os significados da Independência nos dias de hoje ao lançar um olhar crítico sobre três marcos históricos: 1822 (Independência do Brasil), 1922 (Centenário da Independência e efervescência intelectual em São Paulo com a Semana de Arte Moderna) e 2022 (Bicentenário da Independência e reabertura do Museu do Ipiranga). O primeiro eixo (1822) aborda o século da independência e da abolição da escravatura enquanto ideia e apagamento de uma nação; o segundo (1922) explora a produção cultural do século XX e a ideia de uma renascença paulista; finalmente, o terceiro (2022) representa o futuro nos corpos e vozes da juventude. 

De acordo com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, neste segundo ano de parceria, as equipes do Sesc e da USP se dedicaram a pensar uma programação ainda mais sensível a esta efeméride. “Trata-se de festejar sem deixar de refletir sobre questões caras ao que desejamos para nossa sociedade, dentre elas, contemplar a diversidade e entender que a história se constrói a partir de leituras e, portanto, exige senso crítico, que atingimos por meio de um processo educativo constante. É neste ponto que as missões de ambas as instituições convergem e se potencializam”, acrescenta.

A parceria entre a Universidade de São Paulo e o Sesc tem se fortalecido por meio da realização de ações conjuntas e a maior parte delas gratuitas, como a ocupação do Museu Paulista com programações artísticas e culturais realizadas pelo Sesc e a utilização dos espaços expositivos do Sesc Ipiranga com parte do acervo do Museu.

Fomentar e fortalecer as parcerias da Universidade com entidades de reconhecida importância social como o Sesc tem sido uma das principais metas norteadoras de nossa gestão. A segunda edição do programa Museu do Ipiranga em Festa, além de oferecer à população uma programação cultural de qualidade, mobiliza a data e o espaço do Museu com foco no restauro do edifício-monumento e as celebrações de 2022”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Programação aberta e gratuita para todas as idades

Destinada a pessoas de todas as idades, a programação do Museu do Ipiranga em Festa acontece em diversos pontos do complexo que compreende o Museu do Ipiranga, a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, jardim e o riacho do Ipiranga, estimulando que o público ocupe e se aproprie deste espaço de grande valor histórico e cultural de nossa cidade.

Os destaques do dia 7 incluem o cortejo Akotirenes Yibi das Mulheres Quilombolas com 45 integrantes do grupo Ilú Obá de Min, que apresenta a história das mulheres quilombolas (17h, da esplanada até o Monumento), a intervenção do Grupo Galpão que trata da alteridade (14h, na esplanada e alameda oeste), além da inauguração da exposição Estamos aqui (10h, em frente ao Museu) e das apresentações do Grupo de Sopros da Orquestra Petrobras Sinfônica (11h, na esplanada) e da OSUSP e Coral USP (18h, no Monumento).

Apresentação da Osusp e Coral USP em 2017. Foto: Rafaela Queiroz

Já no dia 8, a programação segue com as cabines de histórias Meu Museu do Ipiranga (10h às 18h, no mezanino próximo à entrada da Av. Nazareth), o cortejo com 45 integrantes do Terno Moçambique Estrela Guia, com ritmos e danças que representam a cultura afro-brasileira no congado mineiro, ligados à ancestralidade africana com origem em Moçambique e Gana (17h, da esplanada até a entrada Patriotas), e o sarau lítero-musical do Grupo Galpão De Tempo Somos, dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, que reúne 25 canções de espetáculos do grupo, desde a década de 1980 até trabalhos mais recentes (18h, na Praça Cívica).

Grupo Galpão - De Tempos Somos. Foto: Guto Muniz

Nos dias 7 e 8, as atividades são encerradas com três sessões de projeção mapeada na fachada do Museu (às 19h, 19h20 e 19h40), que tem a criação do VJ Alexis Anastasiou (Visualfarm) e a curadoria da artista visual Giselle Beiguelman. A projeção mapeada será realizada também no dia 9, domingo, nos mesmos horários.

Cultura popular com jongo, cordel e maracatu integram a programação

Em ambos os dias, os Guaranis Mbya apresentam a Roda Xondaro, uma roda de dança de guerreiro realizada em preparação para a caça e para enfrentar o inimigo (14h, na entrada Patriotas). Já o grupo de dança Zumb.Boys traz a intervenção Mané Boneco, criada a partir do brinquedo “mané gostoso” e que ativa o imaginário infantil e a memória afetiva por meio de uma dança de giros ao som de poesia de cordel (15h, na esplanada). A Comunidade Jongo do Tamandaré, por sua vez, apresenta uma Roda de Jongo Tradicional em que o público conhece os instrumentos, o formato da dança e a origem do jongo, e é convidado a fazer parte da roda (16h, na entrada Patriotas).

Em diversos horários e locais, o Grupo Zabelê de Cultura Popular realiza o Cortejo de Maracatu de Baque Virado, de origem pernambucana, entremeado com paradas para rodas de Cacuriá, Ciranda e Coco. Há também a intervenção itinerante Poesia Refúgio e apresentações da peça Intervenção XIX – Figuras e imagens entre séculos e jardins, do Grupo XIX, além do Cortejo Paulo Freire, da Cia do Tijolo, e das performances Apagamento, com direção de José Fernando Azevedo, e a performance cênica Outras Margens, que tem a direção de Vany Alves e Paula Souza e conta com a participação de idosas e idosos da oficina Jogos Teatrais, realizada no Sesc Ipiranga.

Cortejo de Maracatu de Baque Virado. Foto: Raul Cortez

O evento Museu do Ipiranga em Festa é uma realização Sesc e USP, com apoio institucional do Instituto Bandeirantes e Prefeitura de São Paulo. Patrocínio de Santander, Petrobras, IRB - Instituto de Resseguros do Brasil e Governo Federal. Parceria OSUSP, Coral USP, FUSP.

Consulte a programação completa aqui.