Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Kurt Cobain de dentro para fora

Nicolas Trevijano como Kurt Cobain
Nicolas Trevijano como Kurt Cobain

Aberdeen é uma cidade com cerca de 17 mil habitantes localizada no estado de Washington, nos Estados Unidos. Uma cidade fria, cuja economia é baseada na extração de madeira. Na entrada da cidade é possível avistar uma placa com os dizeres “Welcome to Aberdeen. Come as you are.” (Bem Vindo a Aberdeen. Venha como você é.). A mensagem de boas vindas traz um verso de um dos maiores sucessos da banda Nirvana. Aberdeen é a cidade em que Kurt Cobain nasceu e cresceu.

As lembranças da cidade natal, dos problemas familiares e as angústias do compositor de Smells Like Teen Spirt  inspiraram a peça “Aberdeen – Um possível Kurt Cobain”, que será apresentada no dia 6 de junho no Sesc Taubaté.

A proposta do espetáculo nasceu de uma experiência do ator e produtor da peça, Nicolas Trevijano. Há alguns anos, Nicolas foi assistir a um documentário chamado About a Son (traduzido para o português como Kurt Cobain – O retrato de uma ausência). Esperando um retrato do ícone do rock, Nicolas foi surpreendido ao ver um recorte mais pessoal: “Vi que ele era um homem muito sensível. Ele conquistou tudo que a gente procura na vida, que é sucesso, dinheiro, apesar disso ele era infeliz”, conta Nicolas.

Partindo destas reflexões, Nicolas começou a produzir o espetáculo, que estreou em 2012. Na trama são retratados possíveis acontecimentos durante os dias em que Kurt permaneceu desaparecido até seu corpo ser encontrado, após cometer suicídio. O enredo se desenvolve a partir de possíveis diálogos mantidos com um amigo imaginário de infância durante estes dias.

Durante a preparação para o espetáculo Nicolas e o diretor da peça, José Roberto Jardim, buscaram construir a interpretação de dentro pra fora: “Procurei me aproximar desse momento em que ele não era um rock star, como ele sentia e via o mundo”.

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, não se trata de um espetáculo exclusivo para fãs: “É uma peça que fala de um ser humano, em nenhum momento aparece banda ou o Kurt como vocalista. Quem assiste vê um ser humano falando. E como a história de uma pessoa comum, tem momentos de todos os tipos, momentos sublimes, tristes, de tédio. Então a peça nos afasta do mito e fala sobre um homem que poderia ser qualquer outro”, conclui Nicolas.

Assista ao teaser de Aberdeen - Um Possível Kurt Cobain

o que: Aberdeen - Um possível Kurt Cobain
quando:

Dia 6/6, às 20h30

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha | 12 3634-4000