Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

28 de maio: Dia do Desafio!

Você se mexe e o mundo mexe junto” esse é o lema do Dia do Desafio de 2014. Coordenada pelo Sesc São Paulo no Continente Americano, a 20ª edição do evento acontece no próximo dia 28 de maio, com a proposta de mobilizar o maior número de pessoas a praticar um esporte ou atividade física.

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é uma ação mundial com a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes. 

Funciona assim: cada município organiza atividades físicas ou esportivas e convida o maior número de pessoas possível. Até o momento, está confirmada a participação de mais de 2.600 cidades de todos os Estados brasileiros e de diversos países do Continente Americano. Até o final de maio, a meta é ultrapassar a marca de 2013, quando participaram 3.415 cidades e 22 países na América.

A competição é definida por sorteio e vence a cidade que conseguir mobilizar o maior número de habitantes. A escolha que define quais cidades vão competir entre si aconteceu no último dia 5 de maio, confira o resultado aqui. Em 2013, por exemplo, São Paulo competiu com a capital da Colômbia, Bogotá, e o Rio de Janeiro com Belém, do Pará.

Toda atividade – individual ou coletiva – é válida e conta como registro de participação: corridas, caminhadas, passeios ciclísticos, aulas de dança, futebol, natação. É importante escolher uma atividade agradável e adequada ao contexto da cidade, para que a prática possa continuar na rotina de toda a comunidade. A proposta é mostrar que a partir da adoção de hábitos saudáveis todos ganham e os benefícios são permanentes.

Na programação das Unidades do Sesc São Paulo na capital, interior e litoral já estão confirmadas diversas atividades. Destacamos algumas imperdíveis: corrida noturna no Sesc Santos, exibição de curtas-metragens com energia gerada por bicicletas no CineSesc, beisebol no Sesc Bom Retiro e até mesmo o Mambol no Sesc Ipiranga, um jogo de quadra criado no Belém do Pará e originalmente praticado com mangas. Clique aqui para ver a programação completa.

O Dia do Desafio é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e os cidadãos, é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All e conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association e da UNESCO. Para saber mais, acompanhe a página do Dia do Desafio no Facebook e o site do evento

Move Brasil
Todas as atividades do Dia do Desafio integram a programação do Move Brasil, campanha para aumentar o número de brasileiros ativos até 2016. Saiba mais sobre a iniciativa no site movebrasil.org.br