Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Ipiranga prepara atividades lúdicas na comunidade de Heliópolis

O Dia do Desafio é uma campanha que incentiva as pessoas a praticarem regularmente qualquer modalidade de exercício ou esporte, mas, mais do que isso, é também um convite a uma mudança de postura e, principalmente, de mentalidade, sobretudo no que diz respeito à inclusão dos mais variados grupos sociais. Esporte e atividades físicas podem e devem ser praticados por todos, independentemente do contexto social, basta apenas mobilização e planejamento para que a oferta de atividade atenda às necessidades da população. Por isso é que práticas implementadas no sentido de capacitar e levar até as comunidades carentes novas perspectivas de esporte e recreação são muito bem-vindas.

Nesta edição de 2014, uma dessas iniciativas é a do Sesc Ipiranga, zona sul de São Paulo. Eles promoverão, no dia 28 de maio, um dia inteiro de oficinas de jogos e brincadeiras para crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis, com o objetivo de oferecer um Dia do Desafio que resgate o contato com a mobilidade lúdica e a simplicidade da infância. A atividade será realizada em uma das quatro sedes do UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis), associação de moradores que oferece, durante o ano todo, atividades culturais, educativas e esportivas para a comunidade.

Heliópolis, situada na extrema zona sudeste da cidade de São Paulo, é a maior comunidade do Brasil. Desde 2006, deixou de ser denominada “favela” e ganhou o estatuto de bairro, o Cidade Nova Heliópolis, possui uma área de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e 41.118 habitantes (Censo IBGE – 2010).

Este ano, o planejamento começou com um encontro prévio com professores da comunidade, que ocorreu no final de abril. “Nosso intuito era dar subsídio para que os próprios professoras e educadores do local tivessem mais ferramentas práticas pra fazer atividade naquele espaço, foi uma troca de experiências práticas”, conta Rodrigo Borghi, responsável pelo Dia do Desafio no Sesc Ipiranga. Segundo ele, a comunidade é uma parceira antiga do evento, mas que este ano aconteceu algo inédito na troca de experiências. “Foi interessante porque quando a gente oferecer a atividade pros professores de lá, eles vieram com a proposta de escolher a atividade que queriam. Então, nesse bate-papo, eles que ajudaram a gente a formatar as atividades do Dia do Desafio. Isso foi inédito esse ano, de eles adotarem uma postura ativa na campanha”.

Ainda que desenvolvida urbanisticamente nas últimas décadas, Heliópolis, como toda comunidade carente, ainda carrega muitas carências, e a demanda de necessidades é sempre muito maior do que a oferta. Por isso, o coordenador afirmou ter ficado surpreso com o teor das necessidades esportivas apontadas pelos professores. “Nós trabalhamos junto com professores de Direitos Humanos, que conhecem a comunidade e sabem o que eles querem, do que precisam. A primeira impressão que eu tinha antes de ir lá era que deveríamos oferecer algo tecnológico, algo a que eles não têm acesso fácil, enfim, aproveitar a oportunidade pra suprir alguma carência deles nesse sentido, mas não. O que eles relataram pra nós foi o contrário, que sentiam falta desse resgate dos jogos, das brincadeiras, do lúdico”, explica Rodrigo.

Para atender ao pedido dos professores, será oferecido no Dia do Desafio um dia inteiro voltado à atividade física e recreativa, com a proposta de agregar às atividades que já são realizadas em Heliópolis durante o ano todo. “A nossa ideia é levar jogos que tenham a preocupação de desenvolver a parte motora, como taco, peão, jabolô, pernas de pau etc. A comunidade funciona de uma maneira muito orgânica, no boca a boca, então os números de registro de participação que a gente consegue por lá são sempre muito altos.”, antecipa o coordenador.

Dia do Desafio 2014

Coordenada pelo Sesc São Paulo no Continente Americano, a 20ª edição do evento acontece no próximo dia 28 de maio, com a proposta de mobilizar o maior número de pessoas a praticar um esporte ou atividade física. Todas as atividades do Dia do Desafio integram a programação do Move Brasil, campanha para aumentar o número de brasileiros ativos até 2016. Saiba mais sobre a iniciativa no site movebrasil.org.br

Criado no Canadá, o evento é uma ação mundial com a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes. É uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All e conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association e da UNESCO.

Veja a programação completa do Dia do Desafio no site do Sesc São Paulo ou baixe o aplicativo no Google Play. Encontre a atividade mais próxima de você.