Postado em
Festival Ruas, da USP, engloba o Dia do Desafio
Já imaginou um festival que tivesse como proposta levar até as pessoas um diálogo sobre esporte e espaço público, socialização da atividade física, utilização recreativa das ruas e oficinas esportivas? Nós já. É o Festival Ruas. E o Dia do Desafio tem tudo a ver com isso.
Como indica o site do projeto, é um festival sobre o Esporte em toda a sua "inteireza" e suas possibilidades formativas. Este é o mote! Reflexões, discussões e atitudes. Este ano em sua oitava edição, o Festival Ruas é realizado pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), por meio do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (Prodhe). Com rodas de reflexão, pesquisa, oficinas e até um produto (o Jogo de Percurso), o Ruas tem o objetivo de estimular as pessoas a praticar mais atividades físicas e esportivas em espaços públicos. Com isso, incentiva também o debate sobre o uso responsável das ruas, parques e praças da cidade em seu potencial como espaço de lazer e convivência social.
Este ano, o Festival Ruas englobou a proposta do Dia do Desafio, e com isso surgiu o Dia do Desafio da USP, a cargo do Prodhe, que vai estimular as pessoas que frequentam os espaços da universidade a registrar todo tipo de atividade físico-esportiva realizada, além de fazer uma investigação sobre o perfil geral de desenvolvimento esportivo do público da USP.
Além do Dia do Desafio na USP, que acontecerá em maio, o Festival é composto de outras duas etapas, uma contínua ao longo do ano e outra que inicia em novembro: Etapa1: Rodas de Diálogo e Mapeamento de Espaços Públicos com Potencial para Prática de Atividade Física e Esportiva, que busca refletir sobre o papel dos espaços urbanos públicos para a incorporação de hábitos saudáveis de movimento a partir da disponibilização de materiais pedagógicos para os interessados em promover ações que mobilizem as pessoas a pensarem e atuarem sobre as ruas; Etapa 3: Descobrindo e Redescobrindo Modalidades Esportivas, composta por oficinas para jovens, adultos, idosos e interessados em geral com a missão de possibilitar que as pessoas aprofundem seus conhecimentos teórico-práticos sobre o esporte e que se sintam capazes de recriar e praticar diferentes modalidades em outros espaços da cidade.
Marcos Vinicius Moura e Silva, professor do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP) e membro do Prodhe, conversou conosco e explica melhor como funciona a parceria do Dia do Desafio com o Festival Ruas.
Como o Festival Ruas se alinha ao objetivo da campanha do Dia do Desafio?
Na medida em que convida, convoca, provoca as pessoas e instituições a adotarem estilos de vida mais ativo, "quebrando" a rotina e promovendo práticas e reflexões sobre nossos hábitos e os diversos usos possíveis dos espaços da cidade (específicos ou não para este fim).
Praticar esportes tem tudo a ver com conhecer a cidade, a rua e o lugar onde vivemos e circulamos. Qual é, na opinião de vocês, a melhor maneira de sensibilizar as pessoas sobre a percepção do espaço público?
Na nossa opinião, uma boa maneira de sensibilizar as pessoas sobre a percepção do espaço público é adotando estratégias diversas, articuladas ao longo do ano, que estimulem a apropriação corresponsável dos espaços urbanos para a prática de atividades físicas e esportivas. Por exemplo, o Festival Ruas de Esporte, não só na organização e proposição de suas 3 etapas, busca articular a mensagem com outras realizações internas do Cepeusp e externas, como o próprio Dia do Desafio, o Designed to Move, o Cidades Ativas etc, além do uso de outros recursos pedagógicos como o Jogo Ruas de Esporte e o Jogo do Desenvolvimento Esportivo. Acreditamos que assim a mensagem se fortalece e vai além da ação pontual, garantindo a relevância da temática numa pauta permanente, mas trabalhada com diferentes linguagens / estratégias.
Todo o material de apoio oferecido pelo Festival está disponível para download no site do Ruas. Clique aqui e confira.