Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A música e a dança são ótimos aliados do exercício físico

Atividade de dança promovida no Sesc Consolação no Dia do Desafio 2013 / Créditos: Nicola Labate
Atividade de dança promovida no Sesc Consolação no Dia do Desafio 2013 / Créditos: Nicola Labate

Não é segredo pra ninguém que começar uma rotina de exercícios físicos pode ser muito difícil. É preciso vencer a preguiça e ultrapassar a fase inicial das dores físicas até sentir o prazer proporcionado pela liberação de endorfina de uma boa sessão de atividade física.

Nada melhor para isso do que aliar exercício e diversão, e a música pode ser um ótimo caminho para isso. De acordo com um estudo da Brunel University (Inglaterra), ouvir música  pode aumentar a eficiência do exercício em até 15%. Existe até um site dedicado a isso. O Jog FM seleciona playlists adequadas de acordo com cada tipo de atividade. O usuário posta informações sobre qual exercício irá praticar e o site sugere quais músicas  são mais apropriadas para aquela categoria, utilizando como critério, por exemplo, a taxa de batimentos cardíacos atingidos durante tal exercício e a velocidade das músicas. Clique aqui e confira

Considerando a eficiência da atividade física combinada com a música, o Dia do Desafio oferece todos os anos uma extensa programação de atividades de ritmos, dança etc. “Vamos repetir as atividades que fizeram mais sucesso em 2013, como aulas de ritmos com profissionais de renome”, conta Regina de Souza Santos, coordenada da campanha no Sesc Amazonas. Rio Grande do Sul utilizou coreografias de dançarinos profissionais para compor o flashmob de divulgação da campanha, e o Rio de Janeiro No Estado de São Paulo, diversas unidades também prepararam atividades relacionadas, como Itaquera, Santana e Santana.

Na unidade de Santo Amaro, por exemplo, o Dia do Desafio trabalhará o tema o tema "O prazer do movimento por meio das ginásticas", com aulas especiais de ginástica com bambolês e música ao vivo animada pela Banda Animação Ginástica Forró, que trará no repertório músicas caribenhas, rock, samba e músicas dos anos 70. Salsa, merengue, dança de salão, os ritmos são variados e para todos os gostos, o importante é responder ao convite do slogan do evento: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Já o Sesc Itaquera trará um show com a banda Vega, com integrantes do grupo Ultraje a Rigor, aulas de hip-hop e danças circulares, além de uma atividade sensorial inusitada, a “Balada Silenciosa”. Na atividade, três DJs convidados comandam o som e cada participante recebe um fone de ouvido para sintonizar na música de sua preferência. Confira abaixo uma pequena amostra da programação relacionada ao tema, veja qual está mais próxima de você e participe! A programação completa do Dia do Desafio na cidade de São Paulo está disponível no portal do Sesc. Clique aqui e confira.