Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mário Américo e outras histórias do Futebol

Seleção Brasileira - Copa do Mundo de 1970, México (Foto: Acervo pessoal de Mário Américo Netto)
Seleção Brasileira - Copa do Mundo de 1970, México (Foto: Acervo pessoal de Mário Américo Netto)

O que faz do futebol uma representação cultural que mereça ser discutida?

Mário Américo e outras histórias do futebol
O massagista da seleção brasileira nas copas de 50 a 74

Você deve estar imaginando o que um massagista tem pra contar, não é? Pois então... O Sesc São Caetano, em parceria com o Museu do Futebol, vai mostrar a partir do dia 26 de maio, várias histórias de Mário Américo - massagista da seleção brasileira durante as copas de 1950 a 1974. 

A história revela sua força social e capacidade de mobilizar as massas a partir de uma paixão intrínseca do espírito brasileiro. Nos estádios, torcedores, jogadores, juízes e treinadores assumem papéis centrais no esporte.

Entretanto, alguns personagens passam longe dos holofotes e são partes fundamentais para a realização do espetáculo e para os resultados alcançados.

Figura emblemática do futebol nacional, Mário Américo nasceu em 28 de julho de 1912, em Monte Santo (MG). Órfão de pai, fugiu para São Paulo aos 8 anos de idade, onde começou exercendo o ofício de engraxate. Depois com a ajuda de um primo, começou a trabalhar como mecânico. Aos 12 anos teve aula de bateria, treinou boxe e foi no time do Madureira que começou a sua profissão de massagista.

Por 30 anos acompanhou diferentes seleções do Brasil em Copas do Mundo, jogos Pan-Americanos, Sul-Americanos e outros tantos confrontos esportivos.

Participou dos desafios, derrotas e conquistas dos grupos convocados no período entre 1950 e 1974. Muito além de sua função específica, Mário personifica a presença dos vários anônimos que, por vezes, apesar de suas contribuições para o sucesso de determinados enredos, permanecem invisíveis nos registros oficiais.

A exposição recebe parte do acervo do Museu do Futebol, contemplando acontecimentos, fotografias e objetos pessoais de “Tio Mário”, como era conhecido, e integra o projeto “Futebol: seus personagens, suas histórias”. Desenvolvido entre maio e julho, apresenta programação em diálogo com a Copa do Mundo, contando com aula aberta, bate-papos, oficinas, vivências, shows, contações de histórias e até um encontro para troca de figurinhas do álbum da Copa.

A parceria entre o Sesc e o Museu do Futebol, por meio do seu Centro de Referência do Futebol Brasileiro, possibilita que tantos outros sujeitos com colaborações relevantes para a cultura do esporte no país possam receber o reconhecimento público.

>> Clique aqui para fazer uma visita virtual no acervo do Museu.

Abaixo, você pode nagegar pelo encarte da exposição:

 

 

 

 

Fotos relacionadas