Postado em
O Dia do Desafio no transporte público de São Paulo
No cotidiano da vida moderna, inserir uma rotina de atividade física ou esportiva regular é um desafio. Considerando este cenário, o Dia do Desafio tem a preocupação de promover atividades em locais em que há uma grande circulação de pessoas. Pensando nisso, que tal praticar atividade física no caminho para o trabalho? No Dia do Desafio, isso é possível. Por meio da parceria com empresas de transporte público, como a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) e a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo (SMT), o evento promove atividades dentro das estações de trem e metrô.
A ideia é oferecer às pessoas a oportunidade de interromper a correria do trabalho ou dos estudos e participar de um momento voltado ao seu próprio bem-estar. Christina Bombonato, coordenadora do evento no Sesc Carmo, de São Paulo, alerta para o benefícios trazidos por esse cuidado. "A competitividade no mundo do trabalho e na sociedade acarreta grande stress mental que impacta no corpo. A atividade física é um ótimo escape para o stress, além de trazer bem-estar físico e mental e mais disposição para a rotina”, explica.
A CPTM participa do Dia do Desafio há mais de 10 anos, e essa parceria vem se ampliando a cada edição. “Este ano, várias unidades do Sesc já fizeram contato conosco para a realização de atividades nas estações mais próximas, como Santo Amaro, Bom Retiro, Pompeia, Pinheiros, entre outros”. A expectativa da empresa é que 9 estações participem com alguma ação esportiva oferecida aos usuários do trem.
Para Maria Salete Zandoná, Assistente Técnico-Executivo do Departamento de Marketing da CPTM, para desenvolver essas ações num local tão movimento, é preciso ser criativo. “As estações de trem e metrô e os terminais de ônibus são, normalmente, espaços de passagem e recebem diariamente grande volume de pessoas muito apressadas. Atrair a atenção do usuário do transporte público e conseguir sensibilizá-lo para a prática de atividades físicas demanda criatividade, animação e persistência, por ser uma questão de mudança de hábito”, ressalta ela.
A Secretaria Municipal de Transporte (SMT) participa do evento por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). “A nossa participação nessa Campanha vem incentivar e reforçar a cultura da prática da atividade física como promotora de saúde com vistas ao autocuidado, prevenindo doenças crônicas decorrentes do sedentarismo”, explica Marco Palma, da Gerência de Recursos Humanos da SMT. A empresa afirma que a proposta da campanha vai de encontro com suas políticas internas. “Através do Programa de Qualidade de Vida, implantado em 2007, estimulamos a prática individual e regular de atividades físicas, implementando ações voltadas à promoção de saúde e autocuidado”. A CET possui também um projeto chamado Saber Faz Bem, boletins informativos estimulando hábitos saudáveis, incluindo a prática da atividade física e seus benefícios.
Já o Metrô São Paulo é parceiro do Dia do Desafio desde 2003, e em 2013 mobilizou 1.200 funcionários a praticar atividade física no horário comercial. "O Metrô é uma empresa que mantém suas áreas internas trabalhando 24 horas por dia. Como sabemos da importância da atividade física na vida das pessoas, vamos aos diversos locais de trabalho: oficinas, escritórios, estações etc." Para esta edição da campanha, estão programadas diversas atividades nas estações voltadas aos usuários, sobretudo nas que ficam próximas às unidades do Sesc, além da programação interna com foco nos trabalhadores da empresa. "Este ano, além de ampliar os locais, vamos contratar uma empresa especializadda para atrair e incentivar os metroviários, aumentando o número de participantes", declara Creuza Hizuru Utsumu, analista de Recursos Humanos do Metrô.