Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pesquisa inédita revela hábitos culturais do brasileiro

Teatro, cinema, tevê, dança, saraus, performances ... A possibilidade de conhecer os hábitos ou práticas culturais dos brasileiros, quais os motivos que influenciam suas escolhas ou mesmo compreender as condições de acesso e as formas de usufruir a cultura são os principais temas tratados na Pesquisa Públicos de Cultura realizada pelo Sesc e pela Fundação Perseu Abramo.

Este é um campo novo e há muitos interessados na forma como as políticas culturais se organizam no país. São produtores, gestores, fruidores, pessoas envolvidas com as manifestações e expressões culturais. Ao mesmo tempo, é significativo o crescimento das ações que reconhecem e legitimam a importância da cultura como um fator essencial, já que tem relação direta com as várias dimensões da vida.

Um dos caminhos para se aproximar desse contexto são as pesquisas de público que ajudam a delinear tendências em universos comparáveis, buscando compreender e agir diante do descompasso entre a oferta crescente de atividades culturais face à baixa frequência de públicos. Por isso a Pesquisa Públicos de Cultura priorizou investigar as áreas urbanizadas.

Essas e outras informações que inquietam, mas auxiliam a compreender o universo da cultura no país podem ser encontradas na Pesquisa Públicos de Cultura, lançada no dia 9 de abril no Sesc Pinheiros (você pode assistir ao video do lançamento aqui).

Conheça e navegue pelos detalhes os resultados da Pesquisa Públicos de Cultura, que agora traz também o recorte de informações sobre o Estado de São Paulo

[Download da seleção de dados da pesquisa em .pdf ]