Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Qual a sua brincadeira favorita?

Imagens enviadas para a exposição Registros do Brincar que acontece no Sesc Osasco.
Imagens enviadas para a exposição Registros do Brincar que acontece no Sesc Osasco.

O Sesc é parceiro da Aliança pela Infância na realização da Semana Mundial do Brincar, que acontece de 25 a 31 de maio de 2014 em todas as unidades no Estado de São Paulo. A semana traz programação de brincadeiras espontâneas e outras elaboradas por educadores, além de palestras e ciclo de debates.

Íris tem quatro anos e meio e adora a brincadeiras de faz de conta com seus bichinhos, principalmente com a Mumu e a Bebé. Ela gosta de dar vida a eles, emprestando-lhes a voz e fantasiando situações do cotidiano ou histórias mirabolantes. Além disso, brincar com massinha de modelar, de pega-pega, e andar de bicicleta estão entre seus divertimentos favoritos.

Os irmãos Gutenberg - Bruno de seis e Isabelle de quatro anos - têm um quarto destinado aos brinquedos que sempre está numa bagunça considerável. Mas toda criança faz bagunça e isso é parte da brincadeira! O Bruno gosta dos carrinhos e Isabelle das bonecas e bichinhos de pelúcia, mas na hora de criar historinhas os dois viajam juntos pela imaginação.

Antonio adora escutar os sons do seu livro de animais, além de brincar e morder os trenzinhos, a corneta e os triângulos. Todos os brinquedos estão sempre espalhados pelo tapete para brincar quando quiser. Agora, com 10 meses, o preferido ainda é o primeiro presente do papai e da mamãe - a bolinha azul na qual ele já ensaia os primeiros dribles.

Isabelle, com seus três aninhos, dá uma lição de como é simples ser feliz. Cantar, escorregar, ouvir estórias, balançar e brincar com a areia. Sua mamãe ressalta que basta estar presente e estes momentos de convivência são o que proporcionam a união e a alegria da família.

As curtas histórias contadas por estes pequeninos, participam da atividade Registros do Brincar que o Sesc Osasco promove durante a Semana Mundial do Brincar. Trata-se de uma exposição de fotos construída com a participação do público, onde o convite é para crianças e adultos se fotografarem com seus brinquedos favoritos. A atividade foi inspirada no trabalho do fotógrafo italiano Gabriele Galimberti que visitou 58 países em 18 meses de trabalho para construir a série de fotografias Toy Stories (Histórias de Brinquedo).

O Sesc é parceiro da Aliança pela Infância na realização da Semana Mundial do Brincar que acontece entre 25 a 31 de maio de 2014 em todas as unidades do Estado de São Paulo. Com ações de mobilização e valorização da brincadeira, a campanha promove a consciência sobre a importância do ato de brincar por meio uma programação de brincadeiras espontâneas e outras elaboradas por educadores, palestras e ciclo de debates.

Consulte a programação completa e caia na brincadeira você também!